O Curso de Bacharelado em Estatística foi criado pela Resolução Nº. 01/73 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, aprovado pelo Parecer Nº. 6697 de 06/10/78 do Conselho Federal de Educação e reconhecido pelo Decreto Nº. 82874 de 18/12/78, publicado no D.O.U. em 19/12/78.
Em pela atividade desde 1974, o Curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná, oferta anualmente 66 vagas com aulas ministradas no período noturno. A duração média do curso é de nove semestres.
Devido à diversidade da área de atuação do profissional de Estatística, o Curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para atender às necessidades da sociedade, em vistas das exigências e da crescente demanda do mercado.
A maioria das atividades do curso são desenvolvidas no Laboratório de Estatística, onde o aluno tem à sua disposição salas de aulas com microcomputadores que são utilizados para o aprendizado de técnicas estatísticas.
Em novembro de 1996 realizou-se o I Encontro de Estatísticos da UFPR, onde foram discutidos assuntos relativos a profissão e ao mercado de trabalho.
O Currículo do Curso foi reformulado em 1991, tendo a entrada no Vestibular sido interrompida por dois anos, para adaptação dos alunos ao novo currículo.
Foram realizados durante este período, alguns ajustes curriculares como quebras de pré-requisitos.
A implantação de um novo currículo, mais atualizado e de acordo com as diretrizes definidas pela Comissão de especialistas do MEC, foi iniciada no ano de 2006.