====== CE-003 Turma O - Segundo semestre de 2010 ======
==== Conteúdo e estudos do curso ====
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
* **B & M**: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
* **M & L**: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. [[http://www.ime.usp.br/~noproest|Noções de Probabilidade e Estatística]]. IME/SP. Editora EDUSP.
* **B, R & B**: BARBETTA, P.A; REIS, M.M. & BORNIA, A.C. Estatística para cursos de engenharia e informática. Editora Atlas. 2004.
* **Online** [[http://onlinestatbook.com/|Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study]]: Material online sobre estatística
^^ ^^^ B & M ^^ M & L ^^ B,R & B ^^ Online ^^
^ Data ^ Local ^Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^Leitura ^ Exercícios ^Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^
| 09/08 | PC-19 |Informações sobre o curso. Introdução e organização à disciplina. Estatística: onde, quando, por que e para que?. Os três temas do curso: estatística descritiva, probabilidades e inferência -- , ideias básicas e exemplos |Cap 1 | -- |Cap 1 | --- |Cap 1 | --- | |
| 11/08 | -- |Não haverá aula presencial. Leitura e estudos: ver atividades abaixo |Cap 1 | -- |Cap 1 | --- |Cap 1 | --- |[[http://onlinestatbook.com/chapter1/introduction.html|Chapter 1]], Sections A, B, C e D |
| 16/08 | PC-19 |Probabilidades: motivação, problemas e desafios. Experimentos aleatórios. Espaço amostral (equiprovável?, finito?, enumerável?). Eventos aleatórios. Definições de probabilidade: axiomática, clássica, freqüentista, subjetiva. |Cap 5 Sec 5.1 |Cap 5, 1 a 5 |Cap 2, Sec 2.1 |Cap 2, Sec 2.1: 1 a 5 |Cap 4, Sec 4.1 e 4.2 |Cap 4: 1 a 7 |[[http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html|Capter 5]], Section A e B |
| 18/08 | PC-07 |Não haverá aula presencial. Leitura e estudos: ver atividades abaixo | | | --- | --- | --- | --- | --- |
| 23/08 | PC-19 |Probabilidades, definições, propriedades. Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade condicional e independência |Cap 5: Sec 5.1 a 5.3 |Cap 5: 7 a 22 |Cap 2: Sec 2.1 e 2.2 |Cap 2: Sec 2.2, 1 a 7 |Cap 4: Sec 4.1 a 4.3 |Cap 4: 8, 9, 12 a 17|[[http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html|Capter 5]], Section C, D, E |
| 25/08 | PC-07 |Probabilidades: teorema da probabilidade total, teorema de Bayes, Exercícios |Cap 5 |Cap 5: 23 a 25 |Cap 2 |Cap 2, Sec 2.3: 21 e 22 |Cap 4: Sec 4.4 e 4.5 |Cap 4: 10, 11, 18 a 21 |[[http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html|Capter 5]], Section I, J, K |
| 30/08 | PC-19 |Probabilidades: discussões de problemas e exemplo. Variáveis aleatórias discretas e contínuas: introdução, motivação, definições, notação, propriedades. Função de probabilidade (discretas) e função de densidade de probabilidades (contínuas) |Cap 6, Sec 6.1 e 6.2; Cap 7, Sec 7.1 |Cap 6: 1 a 6; Cap 7: 1 a 4 |Cap 3, Sec 3.1; Cap 6, Sec 6.1 |Cap 3, Sec 3.1: 1 a 7; Cap 6, Sec 6.1: 1 a 5 |Cap 5, Sec 5.1; Cap 6, Sec 6.1 |Cap 5, Sec 5.1: 1 a 6; Cap 6, Sec 6.1: 1 a 5 | --- |
| 01/09 | PC-07 |Variáveis aleatórias discretas e contínuas: esperança, variância. Distribuições acumuladas. Exemplos e exercícios |Cap 6, Sec 6.3 a 6.5; Cap 7, Sec 7.2 e 7.3 |Cap 6: 7 a 17; Cap 7: 5 a 10 |Cap 3, Sec 3.1; Cap 6, Sec 6.1 |Cap 3, Sec 3.4: 1 a 9; Cap 6, Sec 6.1: 1 a 6 |Cap 5, Sec 5.1; Cap 6, Sec 6.1 |--- | --- |
| 13/09 | PC-19 |Distribuições de variáveis aleatórias discretas: uniforma, Bernoulli, binomial, geométrica, binomial negativa (Pascal), hipergeométrica e Poisson |Cap 6, Sec 6.6 |Cap 6: 20 a 24, 26, 27, 29-34, 37, 39, 42, 56 |Cap 3, Sec 3.2 e 3.3|Cap 3, Sec 3.2: 1 a 7; Sec 3.3: 1 a 6 |Cap 5, Sec 5.2 |Cap 5: 7 a 12 | --- |
| 15/09 | PC-07 |Distribuições discretas: exercícios. Distribuições de variáveis aleatórias contínuas: uniforme, exponencial |Cap 7, Sec 7.4.1, 7.4.3 |Cap 7: 13, 21, 31, 40, 41 |Cap 6, Sec 6.2 (uniforme e exponencial) |Cap 6, Sec 6.2: 1 a 6, Sec 6.3: 16 a 24 | | | --- |
| 20/09 | PC-19 |Dúvidas, exercícios e revisão para prova I | | | | | | | |
| 22/09 | PC-07 |Prova I | | | | | | | |
| 27/09 | PC-19 |Distribuição Normal (Gaussiana) |Cap 7, Sec 7.4.2 |Ca7 7: 14 a 20 |Cap 6, Definição 6.6 |Cap 6, Sec 6.2: 7 a 9 |Cap 6, Sec 6.2.3 |Cap 6: 8 a 10 |[[http://onlinestatbook.com/chapter6/normal_distribution.html|Chapter IV]] |
| 29/09 | PC-07 |Distribuição Normal (Gaussiana). Exercícios. Aproximação normal à distribuição binomial |Cap 7, Sec 7.4.2 e 7.5 |Cap 7: 21 a 24, 33 a 38 |Cap 6, Definição 6.6 |Cap 6, Sec 6.3: 25 a 33 |Cap 6, Sec 6.2.3 e 6.3 |Cap 6: 11, 12, 17 a 24 |[[http://onlinestatbook.com/chapter6/normal_distribution.html|Chapter IV]] |
| 04/10 | PC-19 |Distribuição Normal (Gaussiana). Exercícios, aplicações. Aproximação normal à distribuição binomial |Cap 7, Sec 7.4.2 e 7.5 |ver anterior |Cap 6, Definição 6.6 |ver anterior |Cap 5: Sec 5.2 |ver anterior |[[http://onlinestatbook.com/chapter6/normal_distribution.html|Chapter IV]] |
| 06/10 | PC-07 |Distribuição de funções de v.a. contínuas. Outras distribuições: log-normal, Erlang, weibull, Gamma e Beta. Quantis. Uso do programa R para operações com distribuições de variáveis. Distribuição de funções de v.a. contínuas. |Cap 7, Sec 7.6, 7.7 e 7.8 |Cap 7: 25, 26, 39(a), 40, 41, 43, 44, 51 |Ver em B&M |ver em B&M |ver em B&M |ver em B&M | |
| 11/10 | -- |Feriado | | | | | | | |
| 13/10 | PC-07 |Estatística descritiva: motivação, uso, objetivos, organização de dados, análises univariadas: tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Géficos, tabelas e medidas adequados a cada tipo de variável. |Cap 1, Cap 2, Sec 2.1, 2.2, 2.3 |Cap 2: 1, 2, 6, 7, 9 |Cap 1 |Cap 1, Sec 1.3: 1 a 3, Sec 1.4: 1 a 6 | | |[[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase9.html#x11-570009|Material com R na página do LEG]] |
| 18/10 | PC-19 |Estatística descritiva (cont): distribuições de frequências, ramo e folhas, medidas descritivas, box-plot. ([[#18/10/2010/|Ver abaixo comandos do R]] para produzir gráficos mostrados em sala) |Cap 2: 2.4. Cap 3 |Cap 2:4, 5, 11, 19, Cap 3: 1 a 6 |Cap 1, Cap 4 |Cap 1: 7 a 22 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter2/graphing_distributions.html|Material online: Graphing distributions]] |
| 20/10 | PC-07 |Estatística descritiva (cont): medidas de posição e dispersão |Cap 3 |Cap 3: 8 a 10, 16, 19 a 25, 29, 33, 35 |Cap 4 |Cap 4: 4.2: 1 a 6, 4.3: 1 a 6, 4.4: 1 a 9, 11 a 13 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter3/summarizing_distributions.html|Material online: summarizing distributions]] |
| 25/10 | PC-19 |Dúvidas, exercícios e revisão para prova II | | | | | | | |
| 27/10 | PC-07 |Prova II | | | | | | | |
| 01/11 | --- |Feriado | | | | | | | |
| 03/11 | PC-07 |Análise bivariada: variáveis qualitativas //versus// qualitativas, qualitativas //versus// quantitativas, quantitativas //versus// quantitativas. Gráficos, tabelas e Medidas. Medidas de associação: chi-quadrado, coeficientes de contingência. Coeficientes de correlação: linear de Pearson, Spearman e Kendall. Transformação de variáveis para linearização |Cap 4 |Cap 4: 1, 3, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 13|Cap 5 (Ver tb B&M) |Cap 5, Sec 5.2: 1, 3; Sec 5.3: 1, 2, 3, 5, 6 | | |[[#03/11/2010|Links para vídeos]] |
| 08/11 | PC-19 |Inferência estatística: amostragem, população, amostra (amostra aleatória simples), parâmetros, estimadores e estimativas. Distribuição amostral dos estimadores. Estimadores pontuais e intervalares (intervalo de confiança). Distribuição amostral da uma proporção |Cap 10 |Cap 10: 1, 11, 12, 13, 17, 18 |Cap 7 |Cap 7, Sec 7.3: 6, Sec 7.4: 5 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter8/estimation.html|Material online sobre estimação]] |
| 17/11 | PC-07 |Inferência estatística: distribuição amostral: revisão e exemplos. Distribuição amostral da média. Teorema do limite central. Intervalos de confiança e tamanho da amostra. Estimação pontual e intervalar. Propriedades dos estimadores (nao tendenciosidade, eficiência e consistência) |Cap 10 |Cap 10: 7 a 10, 21 a 28 |Cap 7 |Cap 7, Sec 7.3: 5, 7 Sec 7.4: 1 a 4, Sec 7.5: 9 a 16 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter7/sampling_distributions.html|Material online sobre distribuições amostrais]] |
| 22/11 | PC-19 |Inferência estatística: Métodos de estimação: momentos, mínimos quadrados e máxima verossimilhaça. Regressão linear simples. Exemplos e exercícios |Cap 11 |Cap 11: 6 a 21, 23, 24, 26, 27, 29, 33 |Cap 7 (ver métodos de estimação em B&M) |Cap 7, Sec 7.5: 1, 2, 16 a 29, 33 e 34 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter8/estimation.html|Material online sobre estimação]]. [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|um vídeo rápido para reflexão]] |
| 24/11 | PC-07 |Teste de hipóteses: fundamentos, hipóteses estatísticas, decisão, erro tipo I e tipo II. Nivel de significância e nível descritivo (p-valor). Exemplo. Teste para uma proporção. Regiões de rejeição e não rejeição (região crítica). Passos dos testes de hipóteses. |Cap 12 |Cap 12: 1 a 5, 10 a 13 |Cap 8 |Cap 8, Sec 8.1: 1 a 5 Sec 8.2: 6, Sec 8.6: 10 a 15 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter9/logic_hypothesis.html|Material online sobre Testes de Hipóteses]] |
==== Atividades Adicionais do Curso ====
=== 11/08 ===
- **Problemas para discussão:**
- Desejamos saber a probabilidade de um casal ter duas filhas (meninas) em três situações distintas:
* apenas sabendo que eles tem duas crianças
* depois que o pai comenta que tem uma filha (sem dar mais detalhes, sem indicar se é a mais velha ou mais nova etc)
* você encontra os amigos e eles estão com uma das crianças com eles que é uma menina
- Quantas pessoas devem haver em um grupo para que a chance de haver ao menos uma coincidência de aniversários supera 50% ?
- Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A para R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B para R$ 1,00 para A.
* quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
* quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
* o jogo é honesto?
- Assista os vídeos a seguir, reflita, discuta com os colegas e em sala. (note que você pode habilitar legendas em inglês ou português se desejar):
* [[http://www.ted.com/talks/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html|Hans Rosling]] no TED Talks - como os dados podem nos ajudar a compreender e destruir mitos sobre a realidade
* [[http://www.ted.com/talks/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donnelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas
* **note que você pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar **
* ** procure anotar as principais mensagens de cada apresentação **
* **se você tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais ou surpreendentes em cada apresentação, quais seriam?**
\\
=== 16/08/2010 ===
* **Leituras adicionais **
* Sugestão de leitura adicional: Pags 15 a 38 [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=41384|Dantas (2008)]]
* **Exercício adicional**
* No vídeo de Peter Donnelly indicado acima, ele pede à audiência para imaginar o seguinte experimento aleatório jogando-se várias vezes uma moeda:
* (A) conta-se o número de jogadas até se obter a sequência cara-coroa-coroa (//head-tail-tail - HTT//),
* (B) conta-se o número de jogadas até se obter a sequência cara-coroa-head (//head-tail-head - HTH//).
Imagina-se que os experimentos (A) e (B) são repetidos muitas vezes e em cada uma anota-se o número de jogadas. Ao final calcula-se o número médio do número de jogadas anotadas em cada caso (n_{A}) e (n_{B}). A questão levantada pelo apresentador é o que se espera:
* n_{A} = n_{B} ou n_{A} > n_{B} ou n_{A} < n_{B} ?
Tente encontrar a resposta e/ou entender o argumento do apresentador. Adicionalmente, escreva um programa computacional que simule este experimento e encontre a solução através desta simulação. Coloque seu código na página **[[disciplinas:ce003o-2010-02:aberto|Espaço Aberto]]** do curso.
\\
=== 16/08/2010 ===
* Ver(rever) atividades acima
* Lista de exercícios (em breve aqui)
\\
=== 23/08/2010 ===
* Refazer o problema dos jogadores (A e B) no jogo de dados com as seguintes regras:
- se a soma for 7, A ganha e B para R$ 1,00 para A
- se a soma for 6, B ganha e A para R$ 1,00 para B
- para qualquer outro resultado não há ganhador
* Discuta com exemplos a diferença dos conceitos de //eventos mutuamente exclusivos// e //eventos independentes//
* Fazer um programa na linguagem computacional de sua preferência para avaliar por simulação o número médio de tentativas para obter //HTT// e //HTH// no problema apresentado por Peter Donnelly mencionado acima. Coloque seu código na página **[[disciplinas:ce003o-2010-02:aberto|Espaço Aberto]]** do curso.
\\
=== 25/08/2010 ===
* Voltar à discussão do teste de HIV apresentada no vídeo de Peter Donnelly. Representar o problema em notação correta seguindo o exemplo dado em sala de aula.
* No lançamento de três dados equilibrados, 9 e 10 pontos podem ser obtidos de seis maneiras diferentes: \\
**Soma 9:** 1 2 6, 1 3 5, 1 4 4, 2 2 5, 2 3 4, 3 3 3, e \\
**Soma 10:** 1 3 6, 1 4 5, 2 2 6, 2 3 5, 2 4 4, 3 3 4, respectivamente. \\
Como pode este fato ser compatível com a experiência que leva jogadores de dados a considerarem que a
soma 9 ocorre menos vezes que a soma 10?
* Refletir sobre o problema da //carta premiada// apresentado em sala, lembrando que o objetivo é verificar
se há alguma estratégia mais vantajosa (trocar ou não a carta escolhida) e, se houver, apontar qual delas. Obter a solução de duas maneiras:
- Fazendo um programa de simulação (postar código na página de **[[disciplinas:ce003o-2010-02:aberto|espaço aberto]]**)
- Buscando uma explicação para a resposta
\\
=== 30/08/2010 ===
* **O problema do amigo oculto**. Um grupo de pessoas resolveu fazer um amigo oculto. Para isto o nome de cada um foi escrito em um papel, os papeis foram misturados e cada um enviado a uma pessoa de forma completamente aleatória.
- Suponha inicialmente que temos 5 pessoas. Qual a probabilidade que **todos** recebam o seu próprio nome?
- O que deve acontecer com a probabilidade do ítem anterior a medida que aumenta o número de pessoas? (voce pode ilustrar isto com um gráfico)
- Supondo 5 pessoas, qual a probabilidade de que **ninguém** receba o seu próprio nome.
- O que deve acontecer com a probabilidade do ítem anterior a medida que aumenta o número de pessoas? (voce pode ilustrar isto com um gráfico)
AmOc <- Vectorize(function(x) {i <- 1:x; 1 - sum((-1)^(i+1)/factorial(i))})
n <- 2:20
plot(n, AmOc(n))
abline(h=exp(-1))
* Ver o **Material Online** [[http://onlinestatbook.com/|Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study]] adicionado acima na lista de referências e os tópicos sugeridos na tabela de atividades do curso.
\\
=== 06/09/2010 ===
## a linguagem R é interpretada
3+34
log(100)
## valores sao armazenados em "objetos"
## os simbolos "<-" ou "=" sao usados para atriburi valores os objetos
x <- log(100)
## e digitando o nome do objeto o seu conteúdo é exibido
x
x = log(200)
x
x <- log(200)
x
## vetores podem ser definidos e elementos são indexados a partir de 1 (e não 0!!!)
x <- c(23, 21, 13,14)
x
x[1]
## a estrutura de um objeto pode ser exibida
str(x)
## existem "funções"que efetuam cálculos estatísticos (dentre outros)
## por exemplo pnorm() é a função acumulada F(x) de distribuição normal
1 - pnorm(12, m=10, sd=2)
## podemos fazer um gráfico calculando e unindo pontos
x <- seq(3, 17, len=100)
x
plot(x, dnorm(x, m=10, sd=2), ty="l")
## e vários aspectos do gráfico podem ser definidos
plot(x, dnorm(x, m=10, sd=2), ty="l", xlab="x", ylab="f(x)")
title("Distribuição normal N(10, 4)")
## a densidade f(x) é dad por dnorm() e as funções possuem documentação
?dnorm
## vejamos agora gráfico de uma log-normal
?dlnorm
x <- seq(0, 20, l=100)
fx <- dlnorm(x, 2, 1)
plot(x, fx, ty="l")
## modificando para melhor visualização extendendo o eixo
x <- seq(0, 35, l=100)
fx <- dlnorm(x, 2, 1)
plot(x, fx, ty="l")
## cálculos de probabilidade
## P[X < 25]
plnorm(25, 2, 1)
## e de quantis
## P(X < a) = 0.6, a=?
qlnorm(0.6, 2, 1)
## podemos ainda simular das distribuições
sam <- rlnorm(500, 2, 1)
sam
plot(x, fx, ty="l")
hist(sam, prob=T, add=T)
## Comparando com outra lognormal co diferentes parâmetros
fx <- dlnorm(x, 2.5, 1.3)
lines(x, fx, col=2)
## uma outra possibilidade é definir a função desejada
derlang <- function(x, lambda, r){
ifelse(x < 0, 0, lambda^r * x^(r-1) * exp(-lambda*x)/factorial(r-1))
}
## verificando que a função integra 1 em seu domínio
integrate(derlang, 0, Inf, lam=1/5, r=3)
## vendo o gráfico
fx <- derlang(x, lam=1/10, r=1)
plot(x, fx, ty="l")
## e note que a Erlang com r=1 coincide com a exponencial
fx1 <- dexp(x, 1/10)
lines(x, fx1, col=2)
## e agora com outros parâmetros
fx <- derlang(x, lam=1/5, r=3)
plot(x, fx, ty="l")
## Calculando prbabilidades por integração
## P[X < 10]
integrate(derlang, 0, 10, lam=1/5, r=3)
## veja a documentação de função de integração numérica
?integrate
## P[5 < X < 15]
integrate(derlang, 5, 15, lam=1/5, r=3)
## P[|X-10| > 3]
integrate(derlang, 0, 7, lam=1/5, r=3)$val + integrate(derlang, 13, Inf, lam=1/5, r=3)$val
## os resultados da integração podem ser guardados em um objeto
## no caso o objeto é uma "lista"
int <- integrate(derlang, 5, 15, lam=1/5, r=3)
int
str(int)
## $ é o extrator dos elementos da lista
xd$val
x$value
int$value
int$abs
## distribuição Gamma
args(dgamma)
## gráficos com diferentes valores dos parâmetros
x
fx <- dgamma(x, sh=5, sc=2)
plot(x, fx, ty="l")
fx1 <- dgamma(x, sh=2, sc=5)
lines(x, fx1, col=2)
## P[X > 15]
pgamma(15, sh=5, sc=2, low=F)
1-pgamma(15, sh=5, sc=2)
1-pgamma(15, sh=2, sc=5)
=== 18/10/2010 ===
dados <- c(3.67, 1.28, 3.96, 2.93, 7.77, 2.78,
1.82, 8.14, 6.54, 2.82, 4.65, 5.54,
3.73, 2.43, 5.84, 8.45, 1.88, 0.90,
4.10, 4.17, 7.35, 5.28, 2.12, 5.09,
4.30, 5.36, 3.63, 5.41, 4.26, 4.07)
summary(dados)
## Histogramas mostrados na aula:
## histograma com frequencias absolutas e intervalos de classe de 1 unidade
h1 <- hist(dados, breaks=seq(0, 9, by=1), main="")
# histograma com frequencias absolutas e intervalos de classe de 1,5 unidades
# e a ultima com duas unidades
h2 <- hist(dados, breaks=c(0.5, 2, 3.5, 5.0, 6.5, 8.5), main="")
{{:disciplinas:ce003a-2010-02:hist01.jpg|}}
## vendo as classes e frequencias em cada caso
h1[1:2]
h2[1:2]
## e vendo de outra forma
table(cut(dados, breaks=breaks=seq(0, 9, by=1)))
table(cut(dados, breaks=c(0.5, 2, 3.5, 5.0, 6.5, 8.5)))
## agora outros gráficos:
## histograma de probabilidades, histograma suavizado ("density plot") e marcação de dados ("rug")
hist(dados, main="", prob=TRUE)
rug(dados)
lines(density(dados))
## note que o density() nao depende da definicao de classes!
## ou simplesmente
plot(density(dados))
rug(dados)
## ramos e folhas
stem(dados)
## boxplot:
boxplot(dados)
{{:disciplinas:ce003a-2010-02:hist01a.jpg|}}
/*
**EXERCÍCIOS ADICIONAIS: ** outras distribuições contínuas
- Considere uma v.a. com distribuição \chi^2 Obtenha (aproximando se necessário):
- P[\chi^2_7 > 14,70]
- P[\chi^2_{25} > 30]
- P[\chi^2_{12} \leq 8,5]
- P[10 \chi^2_{15} > 20]
- o valor de x tal que P[\chi^2_{12} > x] = 0,05
- o valor de x tal que P[\chi^2_{10} < x] = 0,05
- o valor de x tal que P[\chi^2_{5} < x] = 0,95
- o valor de x tal que P[\chi^2_{8} > x] = 0,01
- Para a distribuição \chi^2 encontre os seguintes valores:
- \chi^2_{0,95; 8}
- \chi^2_{0,50; 10}
- \chi^2_{0,25; 13}
- \chi^2_{0,025; 6}
- \chi^2_{0,01; 5}
- \chi^2_{0,99; 9}
- Para a distribuição \chi^2 encontre os seguintes valores (quantis):
- P(X_{10} \leq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,975
- P(X_{10} \geq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,975
- P(X_{6} \leq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,005
- P(X_{6} \leq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,995
*/
\\
\\
==== Códigos R ====
Instalar o programa R mencionado na página do curso e experimentar com os comandos abaixo:
- O problema dos aniversários
"aniv" <- function(n, p){
if(missing(n) && missing(p))
error("um dos argumentos, n ou p deve ser fornecido")
if(!missing(n) && !missing(p))
error("apenas um dos argumentos, n ou p deve ser fornecido")
Prob <- function(n) 1 - exp(sum(log(365:(365-n+1))) - n*log(365))
VecProb <- Vectorize(Prob, "n")
if(missing(n))
res <- sapply(p, function(y) which((VecProb(1:366) - y) > 0)[1])
if(missing(p))
res <- VecProb(n)
return(res)
}
aniv(n=23)
aniv(n=c(10, 20, 35, 50, 57))
aniv(n=366)
plot(1:366, aniv(n=1:366), type="l", xlab="n", ylab="P[Coincidencia]")
aniv(p=0.5)
aniv(p=c(0.2, 0.4, 0.5, 0.7, 0.9, 0.99))
plot(1:100, aniv(n=1:100), type="l", xlab="n", ylab="P[Coincidencia]")
arrows(c(1,aniv(p=0.5)),c(0.5, 0.5),c(aniv(p=0.5),aniv(p=0.5)),c(0.5,0), length=0.1)
text(1, 0.5, 0.5, pos=2, off=0.1, cex=0.7)
text(aniv(p=0.5),0 ,aniv(p=0.5), pos=1, off=0.2, cex=0.7)
- O problema das sequências de caras e coroas
"nTenta" <- function(N, padrao="HTT", media = TRUE){
padrao <- strsplit(padrao, NULL)[[1]]
nc <- length(padrao)
nTenta <- numeric(N)
for(i in 1:N){
res <- sample(c("H","T"), nc, rep=T)
n <- nc
while(any(res != padrao)){
res <- c(res[2:nc], sample(c("H","T"), 1, rep=T))
n <- n+1
}
nTenta[i] <- n
}
if(media) return(mean(nTenta))
else return(nTenta)
}
nTenta(10000, "HTT")
nTenta(10000, "HTH")
- O problema da carta premiada (//Monty Hall//)
"jogo" <- function(){
cartas <- LETTERS[1:3]
premio <- sample(cartas, 1)
escolha <- sample(cartas, 1)
sobra <- cartas[which(cartas != escolha)]
mostra <- sample(sobra[which(sobra != premio)], 1)
NTroca <- escolha
Res.NT <- ifelse(NTroca == premio, "Ganhou", "Perdeu")
Troca <- sobra[sobra != mostra]
Res.T <- ifelse(Troca == premio, "Ganhou", "Perdeu")
return(c(premio, escolha, mostra, NTroca, Res.NT, Troca, Res.T))
}
set.seed(231)
sim <- as.data.frame(t(replicate(10000, jogo())))
names(sim) <- c("premio", "escolha", "mostra", "NTroca", "Res.NT", "Troca", "Res.T")
#sim
prop.table(table(sim$Res.NT))
prop.table(table(sim$Res.T))
\\
\\
=== 03/11/2010 ===
Assistir, comentar e discutir os vídeos a seguir sobre algumas ferramentas e propostas para visualizar e aprender com dados.
- [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html|Aprendendo com os dados]]
- [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/david_mccandless_the_beauty_of_data_visualization.html|Visualizando informação]]
=== 07/11/2010 ===
Educação estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos!
- [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]]