O material de apoio do curso possui vários exercícios ao final de cada seção. Os exercicios a seguir são complementos aos do material.


a1 com os elementos (23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36)a1 que sejam maiores que 30. a1 que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetor a2a1 que sejam maiores que 30 e menores que 40. a1 que sejam menores que 30a1a1a3 com os elementos de a1 para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador % % fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
a1 que sejam múltiplos de 4a1 os elementos iguais a 37 pelo valor 36a1 os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdido NAa1 onde estão os valores perdidossexo com os comandos a seguir: sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2)
sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F"))
sexo que possuem o valor “M“ a1 para os quais o valor correspondente em sexo é “M“a1 para os quais o valor correspondente em sexo é “F“sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
a1.ord com os elementos de a1 em ordem crescentea1 de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a “M“ e depois os correspondentes a “F“notas que possua os elementos de a1 com valores correspondentes de sexo sendo “M“ ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a “F“ também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas.(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)55 entre os valores 50 e 60 do vetor criado acima
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
com
.
Da definição decorrem as seguintes propriedades:

é um número inteiro, então 


choose()factorial()gamma()factorialdesta forma será mostrado o código da função. Note que a função
factorial() na verdade utiliza a função gamma() e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos.
, três graus de liberdade, de duas formas diferentes:dchisq() t com 9 graus de liberdade. plot() com o uso do argumento type com cada uma das opções: type = “p“, type = “l“, type = “b“, type = “c“, type = “o“, type = “h“, type = “s“, type = “S“, type = “n“. Verifique os resultados produzidos e:
então
.
então
.
então
.
e
então
. Compare os valores teóricos
e
com os valores obtidos na simulação.
Este exercício tem como objetivo treinar o uso do
na confecção de um relatório de análise estatística.
Considere o conjunto de dados ''milsa'' do livro de Bussab e Moretin. Confeccione um texto com um relatório de análise destes dados que contenha:
... na amostra de 200 pessoas observou-se que 134 (67%) eram do sexo masculino e 66 (33%) do sexo feminino ...
associada a essa tabela.As análises devem ser feitas no programa R. Guarde o arquivo com código/comandos utilizado para gerar os resultados incluídos no relatório.