O material de apoio do curso possui vários exercícios ao final de cada seção. Os exercicios a seguir são complementos aos do material.
a1
com os elementos (23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36)
a1
que sejam maiores que 30. a1
que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetor a2
a1
que sejam maiores que 30 e menores que 40. a1
que sejam menores que 30a1
a1
a3
com os elementos de a1
para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador % %
fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
a1
que sejam múltiplos de 4a1
os elementos iguais a 37 pelo valor 36a1
os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdido NA
a1
onde estão os valores perdidossexo
com os comandos a seguir: sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2) sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F"))
sexo
que possuem o valor “M“
a1
para os quais o valor correspondente em sexo
é “M“
a1
para os quais o valor correspondente em sexo
é “F“
sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
a1.ord
com os elementos de a1
em ordem crescentea1
de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a “M“
e depois os correspondentes a “F“
notas
que possua os elementos de a1
com valores correspondentes de sexo
sendo “M“
ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a “F“
também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas.(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)
55
entre os valores 50
e 60
do vetor criado acima
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
com .
Da definição decorrem as seguintes propriedades:
choose()
factorial()
gamma()
factorialdesta forma será mostrado o código da função. Note que a função
factorial()
na verdade utiliza a função gamma()
e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos.dchisq()
t
com 9 graus de liberdade. plot()
com o uso do argumento type
com cada uma das opções: type = “p“
, type = “l“
, type = “b“
, type = “c“
, type = “o“
, type = “h“
, type = “s“
, type = “S“
, type = “n“
. Verifique os resultados produzidos e:Este exercício tem como objetivo treinar o uso do na confecção de um relatório de análise estatística.
Considere o conjunto de dados ''milsa'' do livro de Bussab e Moretin. Confeccione um texto com um relatório de análise destes dados que contenha:
... na amostra de 200 pessoas observou-se que 134 (67%) eram do sexo masculino e 66 (33%) do sexo feminino ...
As análises devem ser feitas no programa R. Guarde o arquivo com código/comandos utilizado para gerar os resultados incluídos no relatório.