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Metodologia em pesquisas de Audiência de TV

Metodologia em pesquisas de Audiência de TV

As pesquisas de audiência do IBOPE são levantadas junto à população com base em duas metodologias:

Peoplemeter:

É uma metodologia que substitui o tradicional "caderno" como forma de registro do comportamento do telespectador. Por meio dos aparelhos peoplemeters instalados nos domicílios, as emissoras e sua programação são automaticamente identificadas e transmitidas ao IBOPE pelos sitemos de remessa Real Time para SP e Over Night para as demais praças. No aparelho peoplemeter cada indivíduo do domicílio é identificado permitindo assim a formação dos targets individuais de audiência. Os aparelhos medem até quatro aparelhos por domicílios e todas as formas de recepção VHF, UHF, Cabo, DTH, VCR.

Caderno:

É uma das mais tradicionais metodologias de medição de audiência e consiste no preenchimento por parte do invíduo da programação que ele assitiu durante o dia em intervalos de 15 minutos. Os cadernos são recolhidos no domicílio a cada duas semanas e suas informações são armazenadas em banco de dados através de um sistema de leitura ótica com entrega mensal dos dados.

Formas de remessa:

Coleta em tempo real (Grande São Paulo e Rio de Janeiro)

Transmissão via rádio-Status dos domicílios atualizado a cada minuto Processamento e distribuição dos dados de audiências no minuto seguinte à sua aferição? Coleta overnight (demais praças)

Transmissão via telefone (madrugada) Distribuição dos dados de audiência na manhã seguinte (Em domicílios sem telefone IBOPE instala telefone especial para uso exclusivo de coleta)

Amostra

O IBOPE monta uma amostra de audiência com base nos dados do censo demográfico brasileiro feito pelo IBGE e nos estudos sociodemográficos realizados pelo próprio IBOPE. Essa montagem ocorre a partir de estudos estatísticos que permitem selecionar os municípios dividindo-os em setores censitários. São mais de 3,5 mil domicílios respondentes no país dentro das praças regulares, totalizando cerca de 14 mil pessoas, distribuídas em dez agrupamentos regionais, que são as principais regiões metropolitanas do país, além de alguns agrupamentos de regiões representativas, como o de grandes cidades do interior dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Processo de coletas de dados

Os dados de audiência dessas regiões são feitos pelo acompanhamento do peoplemeter, aparelho desenvolvido pelo IBOPE. No caso do peoplemeter, cada morador do domicílio se identifica quando liga a televisão e o próprio aparelho, conectado a ela, encarrega-se de coletar os dados, como o canal assistido, as trocas de canais, a duração etc. Em seguida, os dados são armazenados e, no final do dia, são enviados por linha telefônica automática para a central do IBOPE.Depois que chegam à central de processamento no IBOPE, os dados são lidos e trabalhados e, em cerca de 30 minutos, o estudo da audiência do dia anterior é disponibilizado para o cliente. No caso de São Paulo e Rio de Janeiro , os dados são enviados por sinais de rádio e os dados de audiência são apresentados imediatamente, com variação de um minuto. Depois dos dados coletados e trabalhados, o IBOPE arquiva as informações no banco de dados para possibilitar a comparação com outros períodos e a montagem de um histórico para dar ao usuário condições de planejar sua campanha com a projeção da audiência para o período posterior.

Controle de Qualidade

Todas as etapas da produção dos dados de audiência do IBOPE passam por um rigoroso controle de qualidade. Desde a manutenção e auditoria dos aparelhos de medição automáticos, até o estabelecimento de uma central de dúvidas para os domicílios respondentes. Tudo para que os dados coletados sejam fiéis à realidade.

Cada etapa do processo de produção do dado final passa por uma análise de consistência e por um comparativo histórico

Os domicílios respondentes ficam no máximo por quatro anos na amostra, para garantir a rotatividade que esse tipo de pesquisa necessita. Essa renovação é contínua e todo ano uma parte da amostra é trocada. Os endereços dos domicílios respondentes são mantidos sob sigilo, para evitar qualquer espécie de interferência na medição de audiência.

O cuidado com o domicílio respondente gerou inclusive, a criação de um setor especializado para esclarecer as dúvidas em relação ao funcionamento do aparelho ou do preenchimento do caderno nas casas onde ainda não há medidores automáticos.

Pesquisas regulares

Pesquisas regulares são as pesquisas de audiência realizadas via metodologia de painel em dez mercados; GSP, GRJ, POA, FLO, CUR, BHO, SAL, REC, FOR e DF; mais a PNT.