Métodos para Estimação do Variograma


No artigo de Frank C. CURRIERO and Subhash LELE, é uma breve revisão do método dos momentos, máxima verossimilhança e máxima verossimilhança restrita. É proposto um método baseado em verossimilhança composta para estimação do semivariograma. O método é objetivo para anisotropia geométrica, com bons resultados em estudos de simulação. É computacionalmente mais praticável, pois não requer inversão de matrizes e não faz suposições distribucionais fortes.

Apresentação do Artigo - feita para o primeiro trabalho da disciplina de Laboratório de Estatística I do curso de Estatística da UFPR. Apresentamos os resultados principais encontrados no artigo.

Função - uma função implementada em R para os métodos de estimação do semivariograma (em fase de aperfeiçoamento). Funções mais profissionalizadas encontram-se no package geoR.

Exemplo - um exemplo, aplicando os métodos a um conjunto de dados. Outros exemplos podem ser encontrados nas seguintes Notas de Aula.

Comunicação Maringa - comunicação oral feita na IV Jornada Regional de Estatística de Maringá dia 4 de novembro de 2004.


Home - volte para o início.


Elias T. Krainski
Last modified: Thu Nov 11 19:36:20 BRST 2004