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cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/25 09:06]
paulojus
cursos:rbelem:conhecendo [2010/05/28 09:58] (atual)
paulojus
Linha 2: Linha 2:
  
 Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas: Verificar sua familiaridade com o R executando as seguintes tarefas:
-  ​Efetuar as seguintes operações no R: +  ​Efetuar as seguintes operações no R: 
-    - <​latex>​10*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</​latex>​+    - <​latex>​11*1 + 11*2 + \ldots + 20*10</​latex>​
     - <​latex>​\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </​latex>,​ em que <​latex>​\log</​latex>​ é o logarítmo neperiano.     - <​latex>​\log{\sqrt{1}} + \log{\sqrt{2}} + \log{\sqrt{4}} + \log{\sqrt{8}} + \ldots + \log{\sqrt{1024}} </​latex>,​ em que <​latex>​\log</​latex>​ é o logarítmo neperiano.
-  ​Entrar com os seguintes dados no R: +  ​Entrar com os seguintes dados no R: 
-  ​Considere os  [[http://​www.ime.usp.br/​~noproest/​dados/​|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima+ 
 +^Indivíduo ^ Idade ^ Time ^ 
 +| 1 | 23 | Coxa | 
 +| 2 | 31 | Coxa | 
 +| 3 | 24 | Coxa | 
 +| 4 | 19 | Furacão | 
 +| 5 | 33 | Furacão | 
 +| 6 | 32 | Furacao | 
 +| 7 | 30 | Coxa | 
 +| 8 | 35 | Furacao | 
 +| 9 | 22 | Coxa | 
 +|10 | 21 | Furacao | 
 + 
 +  ​Considere os  [[http://​www.ime.usp.br/​~noproest/​dados/​|dados do questionário estudantil]] do Livro de Noções de Probabilidades e Estatística de Magalhães e Lima
     - Importar os dados para o R     - Importar os dados para o R
     - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados     - Fazer uma análise descritiva (gráficos, tabelas e medidas) de ao menos quatro variáveis (de diferentes tipos) do conjunto de dados
     - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados     - Fazer uma análise descritiva bivariada de ao menos três pares de variáveis deste conjunto de dados
-  ​Fazer um gráfico da função <​latex>​f(x) = 3 + 15 \exp(-x/​10)</​latex>​ +  ​Fazer um gráfico da função <​latex>​f(x) = 3 + 15 \exp(-x/​10)</​latex>​ 
-  ​Seja a função de densidade de probabilidade:​ <​latex>​f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,​\infty)}(x)</​latex>​. Mostre comandos para obter: ​+  ​Seja a função de densidade de probabilidade:​ <​latex>​f(x) = \frac{\exp\{-|x|\}}{2} \;\; I_{(-\infty,​\infty)}(x)</​latex>​. Mostre comandos para obter: ​
     - o gráfico da função;     - o gráfico da função;
     - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1;     - mostrar que a integral de função no domínio de //x// é igual a 1;
Linha 18: Linha 31:
       * <​latex>​P[X > \Sexpr{0,​8}]</​latex>​       * <​latex>​P[X > \Sexpr{0,​8}]</​latex>​
       * <​latex>​P[|X| > \Sexpr{1,​5}]</​latex>​       * <​latex>​P[|X| > \Sexpr{1,​5}]</​latex>​
-  ​Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<​code>​+  ​Entrar com os dados a seguir e efetuar um teste-t<​code>​
   femeas: 120   ​107 ​  ​110 ​  ​116 ​  ​114 ​  ​111 ​  ​113 ​  ​117 ​  ​114 ​  112   femeas: 120   ​107 ​  ​110 ​  ​116 ​  ​114 ​  ​111 ​  ​113 ​  ​117 ​  ​114 ​  112
   machos: 110   ​111 ​  ​107 ​  ​108 ​  ​110 ​  ​105 ​  ​107 ​  ​106 ​  ​111 ​  ​111</​code>​   machos: 110   ​111 ​  ​107 ​  ​108 ​  ​110 ​  ​105 ​  ​107 ​  ​106 ​  ​111 ​  ​111</​code>​
-  ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso  +  ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento inteiramente ao acaso. {{:​cursos:​rbelem:​exemplo01.txt|Arquivo de dados do experimento}} ​ 
-  ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\+  ​Entrar com dados e fazer a análise dos dados do experimento blocos ao acaso \\
 **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem,​ em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** ​ **Conteúdo de óleo de //S. linicola//, em percentagem,​ em vários estágios de crescimento (Steel & Torrie, 1980, p.199).** ​
 ^Estágios ^  Blocos ^^^^  ^Estágios ^  Blocos ^^^^ 
Linha 32: Linha 45:
 |Estágio 5       ​| ​      ​6,​3 ​    | 4,9   | 5,9   | 7,1 | |Estágio 5       ​| ​      ​6,​3 ​    | 4,9   | 5,9   | 7,1 |
 |Estágio 6       ​| ​      ​6,​4 ​    | 7,3   | 7,7   | 6,7 |  |Estágio 6       ​| ​      ​6,​4 ​    | 7,3   | 7,7   | 6,7 | 
-\\ + 
-  ​Entrar com dados e fazer uma análise de regressão ​<​code>​ +  ​Entrar com dados e fazer uma análise de regressão 
-x | 1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6  | 7  | 8  | 9  | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | + 
-y | 0.9| 5.1|2.4 | 8.1| 4.2| 7.1| 5.6| 7.6| 5.9| 7.7| 11.8|  6.9|  9.3| 10.9|  8.4| 11.6| 13.0| 13.8| 13.1| 9.3|</​code>​ +x | 1  | 2  | 3  | 4  | 5  | 6  | 7  | 8  | 9  | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 
-  ​Considere as observações a seguir<​code>​+y | 0.9 | 5.1 | 2.4 | 8.1 | 4.2 | 7.1 | 5.6 | 7.6 | 5.9 | 7.7 | 11.8 |  6.9 |  9.3 | 10.9 | 8.4 | 11.6 | 13.0 | 13.8 | 13.1 | 9.3 | 
 + 
 +  ​Considere as observações a seguir<​code>​
    ​9 ​  ​5 ​  ​2 ​  ​3 ​  ​0 ​  ​3 ​  ​2 ​  ​4 ​ 14   ​3 ​  ​4 ​  ​1 ​  ​0 ​  ​6 ​  ​1</​code>​ Assumindo a distribuição Geométrica:​    ​9 ​  ​5 ​  ​2 ​  ​3 ​  ​0 ​  ​3 ​  ​2 ​  ​4 ​ 14   ​3 ​  ​4 ​  ​1 ​  ​0 ​  ​6 ​  ​1</​code>​ Assumindo a distribuição Geométrica:​
-    - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica<​code>​+    - fazer um gráfico da função de (log)-verossimilhança das observações a seguir, assumindo a distribuição Geométrica
     - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico     - encontrar o ponto de máximo da função utilizando um procedimento numérico
 +  * Considere dados de um normal de média <​latex>​\mu</​latex>​ e variância 16. Traçar a função de verossimilhança e encontrar a estimativa em cada uma das seguintes situações:​
 +    - se os dados forem:<​code>​
 +  23  24  27  20  32  26  28</​code>​
 +    - se além dos dados acima sabemos que temos dois outros dados acima de 30
 +    - e se soubermos que temos mais três dados entre 28 e 30
 +

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