Tabela de conteúdos
[R-br] - lista Brasileira oficial de discussão do programa R
A [R-br] é a lista Brasileira oficial de discussão do programa R. A [R-br] tem o propósito de permitir a troca de informações entre os usuários de R do Brasil (em português).
A lista foi criada em 15 de Março de 2011 por iniciativa do LEG/UFPR
e está vinculada ao espelho oficial do R no Brasil,
hospedado pelo C3SL/UFPR.
Esta lista substitui e dá sequência a proveitosa e ativa interação entre usuários do R no Brasil (e/ou de lingua portuguesa)
iniciada com a lista R_STAT
.
Inscrevendo-se na lista
Há duas básicas formas de você mesmo se inscrever na lista:
- Via e-mail
- depois disto você vai receber um e-mail solicitando a confirmação. Basta dar um
reply
neste e-mail para confirmar a inscrição; - depois de inscrito você pode mandar um e-mail para este endereço com a palavra
help
no texto da mensagem ou no assunto para receber um e-mail sobre com os comandos de configuração de sua conta por e-mail.
- Via página web
- você deve acessar [R-br] e seguir as instruções.
A inscrição só se concretiza após a confirmação.
O e-mail de confirmação demora alguns minutos para ser enviado (10 min), dependendo das condições de conexão e serviço do c3sl/UFPR.
Se não receber o e-mail solicitando confirmação verifique a sua caixa de SPAM.
Alterando suas opções de membro
Você alterar suas opções de usuário (opções de recebimento de mensagens, nome de usuário, e-mail, etc) ou pode abandonar à lista de discussão seguindo instruções da página de opções de membro. Você também pode obter detalhes de sua utilização enviando um e-mail com a palavra help
no corpo da mensagem ou no assunto para o endereço . Um e-mail será enviado à você com informações e link para a página de opções de membro.
Mecanismos de busca
É possível consultar posts anteriores na lista por autor, assunto, etc.
O nosso histórico de mensagem está disponível para consulta em alguns portais de arquivo e busca de mensagens:
- nabble: r-br/nabble, é um portal que armazena também listas internacionais do R, como a R-help. Para fazer busca tem-se o campo de advanced search que permite flexibilidade.
.
- mail-arquive: r-br/mail-archive, é um portal que armazena também listas internacionais do R, como a R-help. Para fazer busca tem-se o campo de refine search que aparece após uma pesquisa, o que permite flexibilidade.
[R-br] nas redes sociais
As mensagens enviadas para a [R-br] podem ser divulgadas por meio de diversas redes sociais (twitter, facebook, linkedin). Isso é possível por meio do portal r-br/nabble. Ao abrir uma mensagem, você tem um campo no canto superior direito da mensagem que redireciona você para publicação da mensagem por alguma rede social. Veja na imagem abaixo.
Aconselhamos usar a tag #rstatsBR
ao mencionar a [R-br] no twitter. Buscaremos por essa tag para encontramos menções da lista e medir a popularidade. Use também a tag #rstats
que é a tag internacional do R, usada para medir sua popularidade e divulgar notícias no mundo.
Contactar administradores
Para fazer sugestões, enviar listas de e-mails a serem enviados convites, tirar dúvidas, envie e-mail para o endereço .
Lista de afazeres
- Criar guia de postagem;
- Lançar enquete para logotipo;
- Criar o FAQ e/ou expandir Rídiculas;
- Criar padrão de publicação na Rídiculas;
- Convidar pessoas para inscreverem-se;
- Ver a possibilidade de criar um domínio personalizado para a [nabble/r-br] (Custom Domain Names);
- Definir data para desligamento da R_STAT.
Guia de postagem da [R-br] (em construção)
- Etiqueta Geral
- Lembre-se que os costumes são diferentes. Algumas pessoas são muito diretas, outras não. Seja tolerante. Desrespeito nunca é justificado, mas às vezes leia o manual é a resposta adequada. Não perca tempo discutindo essas questões na lista. Comentários ad hominem definitivamente não pertencem a esta lista.
- Identifique-se no e-mail (no mínimo o nome). Faz parte da boa educação!
- Enviando mensagens/perguntas:
- atribuir título pertinente à sua mensagem. Ele é a manchete que irá atrair a atenção de pessoas para colaborar com você. Evite no título a palavra dúvida, ajuda e afins. Nós já entendemos que sua mensagem é uma dúvida/ajuda porque você está postando.
- fornecer CMR (código mínimo reproduzível), devidamente comentado e organizado com relação às dúvidas, passos, objetivos, desde a importação do arquivo à chamada de pacotes e aplicação das funções. Se a discussão é sobre a saída da função, cole na integra dentro do corpo da mensagem. Nestes casos, usar fonte monoespaçadas para preservar a estrutura do código. Em alguns casos forneça o
sessionInfo()
. Estamos para ajudar e não fazer todo o seu trabalho! - caso você precise fornecer dados, considere a opção de hospeda-los em algum site (e.g. http://www.datafilehost.com/ é grátis e não requer registro) e fornecer o link para importação dos dados, de preferência dentro do próprio CMR (e.g.
read.table("http://www.datafilehost.com/get.php?file=3f373ba4", …)
). Mais maneiras de armazenar dados na internet http://www.freewebspace.net/free/Free-file-hosting. - transferência de arquivos de livros em *.pdf ou links para download não serão permitidos [tolerados?] na lista. Evitar exposição de pratica à pirataria. Somos uma lista aberta.
- antes de submeter uma dúvida consultar o nabble/mail-archive/ridículas (tópicos em português) e markmail (tópicos em inglês).
- ao mencionar uma função usar parenteses, e.g.
aov()
, se for de pacote à carregar usaragricolae::HSD.test()
. Argumentos das funções dever ser citados assim: o argumentodf=
da funçãopchisq()
, oupchisq(…, df=)
sempre recebe um número. Usuários mais exigentes preferem o uso do sinal<
-
ao invés de=
para atribuição à objetos. - não utilizar a lista para resolução de tarefas ou listas de exercícios.
- antes de enviar uma questão para a lista, recomendamos que o usuário confirme que sua instalação do R corresponda a versão mais atualizada no momento do envio (até 12 de Abril de 2011, a versão atual é R 2.12.2; a partir do dia 13 de Abril, a versão atual é 2.13.0).
- Respondendo mensagens:
- não envie novos tópicos para a lista como resposta de um outro tópico. Crie um tópico novo.
- ao responder, apagar a mensagem original recebida do corpo da mensagem a enviar [quem usa gmail, as mensagem ficam empilhadas, então não é preciso preservar a mensagem ao reponde-la, isso evita que as mensagens fiquem grandes e já que temos o nabble genreciando, não precisamos prevervar.]
- Outros assuntos:
- A lista é prioritariamente sobre o R, mas eventualmente outros assuntos relacionados podem ser enviados (por exemplo, dicas em , comandos do sistema operacional, etc).
- Se for enviar mensagem sobre outro assunto adicionar no seu cabeçalho:
[OFF-TOPIC]
- Outros mecanismos:
- não postar pelo nabble. Postar sempre pela lista.
- no twitter usar a tag #rstatsBR, #rprojectBR.
Aos editores da página wiki [R-br], vamos adotar a seguinte sintaxe para editar essa sessão:
- inclusões são sinalizadas por sublinhado: exemplo;
- exclusões são sinalizadadas por tachado:
exemplo; - comentários devem vir entre colchetes: [exemplo];
Enquete sobre logotipo da [R-br]
Lançamos uma enquete para escolha do logotipo da [R-br]. Envie-nos a sua sugestão de logotipo com um texto justificando a sua arte para . Coloque no título da mensagem a palavra [logotipo]
. Envie as artes em anexo em um dos formatos *.jpg, *.png, *.dvi, *.ps. Envie o texto no próprio corpo da mensagem. Todos as artes+texto serão colocadas em uma página sem identificação de autor para não enviesar a votação. Um link para uma enquete será enviado para o e-mail dos inscritos na lista. Os requisitos mínimos que o logo deve ter:
- Fazer alusão ao R;
- Fazer alusão ao Brasil (e.g. cores, formas, mapas, folclore, paisagens, cartões postais, costumes, fauna e flora típica, etc);
Se você não domina um aplicativo gráfico (gimp, inkscape, photoshop, coreldraw, etc), faça seu desenho a mão livre e envie a imagem escaneada. Caso vença faremos a versão digital do desenho. O prazo para envio das sugestões é DEFINIR. O período de votação é DEFINIR. A divulgação do rank será em DEFINIR.
Como escrever um exemplo reproduzível
A produção de um exemplo reproduzível aumenta significativamente as chances de uma resposta apropriadamente e rápida.
Quatro itens são essenciais para a criação de um exemplo que outros possam reproduzir: pacotes necessários, dados, código e informação sobre seu ambiente R.
- Pacotes Necessários: devem ser carregados no início do código, afim de ajudar outrem a entender os requerimentos iniciais;
- Dados: use um conjunto de dados pequeno e execute
dput(seusDados)
para que outros usuários possam gerar o mesmo conjunto de dados. Note queseusDados
corresponde ao pequeno conjunto de dados que você usará em seu exemplo; - Código: use seu tempo para escrever um código curto, explicativo e comentado que exemplifique o seu problema. Sempre que possível, use http://gist.github.com/ para evitar que seu cliente de email desorganize ou embaralhe seu código, adicionalmente você terá benefícios como destaques de sintaxe;
- Informação sobre seu ambiente R: adicione o resultado de
sessionInfo()
, que facilitará a detecção de problemas associados a versões de pacotes e dependências.
Para um exemplo, veja: http://gist.github.com/1088208
ToDo:
Posting Guide das Listas do R (em Ingles – para traduzir!)