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Diferenças
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disciplinas:af722-2014-01 [2014/03/31 13:00] walmes |
disciplinas:af722-2014-01 [2014/07/24 14:55] (atual) walmes |
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===== AF-722: Modelagem e análise de dados experimentais com o programa computacional R ===== | ===== AF-722: Modelagem e análise de dados experimentais com o programa computacional R ===== | ||
+ | |||
+ | <WRAP center round important 60%> | ||
+ | <fs large><fc #FF0000>SEMINÁRIOS FINAIS</fc> no dia 08/08, 13h30. | ||
+ | Tempo para apresentação de 15 à 20 minutos com 10 minutos para questionamentos. | ||
+ | </fs> | ||
+ | </WRAP> | ||
{{ http://www.maths.qmul.ac.uk/sites/default/files/styles/news_image/public/news-images/bailey_habman2.jpg|}} | {{ http://www.maths.qmul.ac.uk/sites/default/files/styles/news_image/public/news-images/bailey_habman2.jpg|}} | ||
Linha 187: | Linha 193: | ||
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- | ==== Download e instalação do R e editores ===== | + | ==== Links úteis ===== |
+ | |||
+ | == Download e instalação do R e editores == | ||
* {{http://cran.r-project.org/bin/windows/base/|R para Windows (executável)}}; | * {{http://cran.r-project.org/bin/windows/base/|R para Windows (executável)}}; | ||
Linha 197: | Linha 205: | ||
* {{http://sourceforge.net/projects/tinn-r/|Tinn-R (somente Windows)}}; | * {{http://sourceforge.net/projects/tinn-r/|Tinn-R (somente Windows)}}; | ||
* {{https://www.youtube.com/watch?v=-SH3qHL2f1g|Vídeo de instalação R, Studio e Rcommander}}; | * {{https://www.youtube.com/watch?v=-SH3qHL2f1g|Vídeo de instalação R, Studio e Rcommander}}; | ||
+ | |||
+ | == Cartões de referência para regressão == | ||
+ | |||
+ | * {{http://www2.kenyon.edu/Depts/Math/hartlaub/Math305%20Fall2011/R.htm|Resumo de comandos R e pacotes para regressão}}; | ||
+ | * {{http://cran.r-project.org/doc/contrib/Ricci-refcard-regression.pdf|Cartão de referência para regressão}}; | ||
+ | |||
+ | == Regressão e medidas de diagnóstico == | ||
+ | |||
+ | * {{http://www.stats.ox.ac.uk/~burke/Linear%20Models/Linear%20Models%20Notes.pdf|Slides de curso completo de Regressão Linear}}; | ||
+ | * {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Slides de medidas de diagnóstico}}; | ||
+ | * {{http://www.stat.purdue.edu/~jennings/stat514/stat512notes/topic5.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico}}; | ||
+ | * {{http://courses.washington.edu/b515/l7.pdf|Exemplos de diagnóstico}}; | ||
+ | * {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}} | ||
+ | |||
+ | == R e Markdown == | ||
+ | |||
+ | * {{http://www.rstudio.com/ide/docs/authoring/using_markdown|Usando markdown com o RStudio}}; | ||
+ | * {{https://github.com/adam-p/markdown-here/wiki/Markdown-Cheatsheet|Markdown: guia de sintaxe (1)}}; | ||
+ | * {{http://support.iawriter.com/help/kb/general-questions/markdown-syntax-reference-guide|Markdown: guia de sintaxe (2)}}; | ||
+ | * {{http://assemble.io/docs/Cheatsheet-Markdown.html|Markdown Cheatsheet}}; | ||
+ | * {{http://yihui.name/knitr/options|Knitr: chunk options and package options}}; | ||
+ | * {{http://www.screenr.com/qcv8|Using knitr in RStudio (Markdown and LaTeX)}} feito pelo desenvolvedor do Knitr, Yihui (video); | ||
+ | * {{https://onlinecourses.science.psu.edu/stat497r/node/173|Creating a more polished report using R markdown (video)}}; | ||
+ | * {{https://www.youtube.com/watch?v=PF_YTIuGqSs|What is R Markdown? (video)}} | ||
+ | |||
+ | == Regressão não linear == | ||
+ | |||
+ | * {{http://www.leg.ufpr.br/doku.php/pessoais:walmes:mrnl2013|Curso em modelos de regressão não linear}} oferecido no RBRAS 2013; | ||
+ | * {{http://www.leg.ufpr.br/doku.php/pessoais:walmes:conest2013|Curso em modelos de regressão não linear}} oferecido no CONEST 2013; | ||
+ | * {{http://www.leg.ufpr.br/doku.php/pessoais:walmes:cursoruesc|Curso em modelos de regressão não linear}} oferecido aos docentes do Dpto de Ciências Exatas da UESC/BA; | ||
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Linha 227: | Linha 265: | ||
* Prática com o R para análise de experimento em DQL 11x11 com 4 amostras por parcela; | * Prática com o R para análise de experimento em DQL 11x11 com 4 amostras por parcela; | ||
* Análise dos resíduos e transformação da resposta (proporção amostral) por meio da família Box-Cox; | * Análise dos resíduos e transformação da resposta (proporção amostral) por meio da família Box-Cox; | ||
- | - 04/04: <fc #FF0000>(previsto)</fc> | + | - 04/04: |
- | * Regressão linear simples; | + | * Regressão linear simples, polinomial e múltipla; |
- | * Regressão polinomial; | + | * Medidas de diagnóstico e avaliação dos pressupostos; |
- | * Regressão múltipla; | + | * Bandas de confiança e predição; |
- | * Regressão combinada com variáveis categóricas; | + | * Método stepwise para seleção de modelos; |
- | * Análise de covariância; | + | - 11/04: |
- | - 11/04 | + | * Teste de Wald para hipóteses lineares; |
- | - 18/04 | + | * Análise de covariância. |
- | - 25/04 | + | - 25/04: |
- | - 02/05 | + | * Regressão não linear; |
- | - 09/05 | + | * Tipos de modelos, interpretação dos parâmetros; |
- | - 16/05 | + | * Pontos característicos dos modelos e unidades de medidas dos parâmetros; |
- | - 23/05 | + | * Especificação do modelo, estimativas, intervalos e bandas de confiança. |
- | - 30/05 | + | - 09/05: |
- | - 06/06 | + | * Experimentos com mais de um fator; |
+ | * Tipos de arranjos fatoriais: níveis cruzados, níveis aninhados, fatoriais incompletos e fatoriais fracionados. | ||
+ | * Análise, interpretação e representação dos resultados em gráficos. | ||
+ | - 16/05: | ||
+ | * Experimentos fatoriais com repetição dentro da parcela e perda de observações; | ||
+ | * Modelos de regressão linear (polinomial) para representar o efeito de fatores quantitativos em experimentos fatoriais. | ||
+ | - 23/05:<fc #FF0000> (previsto)</fc> | ||
+ | * Modelos de regressão não linear para representar o efeito de fatores quantitativos em experimentos fatoriais; | ||
+ | - 30/05: | ||
+ | * Experimentos em parcelas subdivididas, casos no tempo e profundidade, estruturas de correlação. | ||
+ | - 06/06:<fc #FF0000> (previsto)</fc> | ||
+ | * Análise conjunta de experimentos. | ||
+ | - 13/06:<fc #FF0000> (previsto)</fc> | ||
+ | * Experimentos com resposta de contagem e proporção (glm). | ||
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Linha 247: | Linha 298: | ||
==== Avaliações ==== | ==== Avaliações ==== | ||
- | ---- | + | === Delineamento em DIC, DBC e DQL === |
- | ==== Links para download de arquivos dos participantes ==== | + | * Ainda a definir método de avaliação; |
- | === Passos para disponibilizar arquivos === | + | === Regressão linear simples e múltipla === |
- | - Subir os arquivos (preferencialmente *.txt para dados) site {{http://www.datafilehost.com/|datafilehost}}; | + | * Fazer os exercícios do livro Applied Statistics and Probability for Engineers (5th) [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/MontgomeryASPE5th/ASPE5th.zip|(download)]] (senha: //ASPE5th//); |
- | - Seguir as etapas caixas numeradas da figura abaixo: 1 - escolher o arquivo, 2 - fazer upload, 3 - copiar o link para colar na mensagem e 4 - em caso de erro use o link para deletar o arquivo; | + | * A solução dos exercícios deve ser em forma de tutorial conforme o exemplo em arquivo *.Rmd disponível no [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/af722-2014-01/|diretório de arquivos do Curso]]; |
- | - Junto ao link para o arquivo coloque informações sobre o mesmo livro do qual foi retirado, página, número da tabela, nomenclatura das variáveis, contexto, objetivos da análise, unidade de medida das variáveis. As caixas numeradas indicam: 1 - identificação do remetente, 2 - mensagem contendo informações básicas e link para download, 3 - preenchimento de código de segurança e 4 - para concluir com o envio da mensagem. | + | * A tabela com o nome dos alunos e respectivos exercício encontra-se abaixo do código R usado para aleatorizá-los; |
+ | * Os dados para os exercícios estão disponíveis no diretório [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/MontgomeryASPE5th/|walmes/data/MontgomeryASPE5th/]]; | ||
+ | * Veja na sessão [[disciplinas:af722-2014-01#links_uteis|links úteis]] dessa página páginas de documentação do Markdown, do Knitr e tutoriais em vídeo; | ||
+ | * Assim que concluído, o arquivo *.Rmd e o diretório contendo as figuras devem ser comprimidos para aquivo *.zip ou equivalente e hospedado no datafilehost. O link para download dos arquivos deve ser fornecido em uma caixa de discussão ao final dessa página. O último nome do acadêmico deve **obrigatoriamente** ser usado como nome dos arquivos (ex: zeviani.Rmd, zeviani.zip). | ||
+ | * O prazo para envio é até às 12h00 do dia 25/04. | ||
- | {{http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/passos_datafilehost.png?800|}} | + | <code R> |
+ | ##----------------------------------------------------------------------------- | ||
+ | |||
+ | u <- | ||
+ | c("Coutinho", "Gonzales", "Velazco", "Lopes", "Utima", | ||
+ | "Nascimento", "Portugal", "Deiss", "Rickli", "Lima", "Forero", | ||
+ | "Pinotti", "Paladini", "Witt", "Cavalieri", "Procopiuk", "Triches", | ||
+ | "Roese", "Bedrij", "Nazareno") | ||
+ | e11 <- | ||
+ | c("11.10", "11.11", "11.12", "11.13", "11.14", "11.15", "11.17", | ||
+ | "11.35", "11.3", "11.4", "11.5", "11.60", "11.6", "11.70", "11.71", | ||
+ | "11.72", "11.73", "11.74", "11.76", "11.78", "11.79", "11.7", | ||
+ | "11.80", "11.81", "11.82", "11.83", "11.85", "11.86", "11.87", | ||
+ | "11.88", "11.8", "11.90", "11.91", "11.92", "11.94", "11.95", | ||
+ | "11.96", "11.9") | ||
+ | e12 <- | ||
+ | c("12.100", "12.104", "12.10", "12.11", "12.12", "12.13", "12.14", | ||
+ | "12.16", "12.17", "12.18", "12.19", "12.5", "12.6", "12.72", | ||
+ | "12.73", "12.74", "12.75", "12.7", "12.8", "12.96", "12.97", | ||
+ | "12.98", "12.99", "12.9") | ||
+ | |||
+ | ## Sorteando. | ||
+ | set.seed(12345) | ||
+ | s11 <- c(sample(u, length(e11)-length(u)), | ||
+ | sample(u, length(u))) | ||
+ | s12 <- c(sample(u, length(e12)-length(u)), | ||
+ | sample(u, length(u))) | ||
+ | |||
+ | ## Juntando e ordenando. | ||
+ | exerc <- data.frame(aluno=c(s11, s12), ex=c(e11, e12)) | ||
+ | exerc <- exerc[with(exerc, order(aluno, ex)),] | ||
+ | nm <- max(table(exerc$aluno)) | ||
+ | |||
+ | ## Deixando no formato amplo. | ||
+ | e <- | ||
+ | as.data.frame(do.call(rbind, | ||
+ | lapply(split(exerc, exerc$aluno), | ||
+ | function(i){ | ||
+ | v <- vector(mode="character", length=nm) | ||
+ | v[seq_along(i$ex)] <- as.character(i$ex) | ||
+ | v <- c(as.character(i$aluno[1]), v) | ||
+ | v | ||
+ | }))) | ||
+ | names(e) <- c("Aluno", sprintf("Ex%i", 1:(ncol(e)-1))) | ||
+ | e[,-1] | ||
+ | Ex1 Ex2 Ex3 Ex4 | ||
+ | Bedrij 11.72 11.78 12.12 | ||
+ | Cavalieri 11.10 11.94 12.10 12.13 | ||
+ | Coutinho 11.5 11.90 12.17 | ||
+ | Deiss 11.14 11.9 12.11 12.98 | ||
+ | Forero 11.4 11.81 12.7 | ||
+ | Gonzales 11.60 11.91 12.74 | ||
+ | Lima 11.70 11.82 12.72 | ||
+ | Lopes 11.74 11.76 12.73 | ||
+ | Nascimento 11.6 11.7 12.16 | ||
+ | Nazareno 11.71 11.92 12.19 | ||
+ | Paladini 11.86 12.100 12.97 | ||
+ | Pinotti 11.73 11.95 12.6 | ||
+ | Portugal 11.35 11.8 12.99 | ||
+ | Procopiuk 11.13 11.80 12.18 | ||
+ | Rickli 11.3 11.79 12.5 | ||
+ | Roese 11.85 12.8 | ||
+ | Triches 11.11 11.83 12.75 | ||
+ | Utima 11.17 11.88 12.14 | ||
+ | Velazco 11.15 11.87 12.104 12.9 | ||
+ | Witt 11.12 11.96 12.96 | ||
+ | |||
+ | Romano 11.13 11.79 12.72 | ||
+ | |||
+ | ##----------------------------------------------------------------------------- | ||
+ | |||
+ | </code> | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ==== Links para download de arquivos dos participantes ==== | ||
- | {{http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/passos_discussao.png?800|}} | + | Passos para disponibilizar arquivos em [[http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:datafilehost|upload no DataFileHost]]. |
{{threads>pessoais:walmes:af722-2014-01:discussion}} | {{threads>pessoais:walmes:af722-2014-01:discussion}} |