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disciplinas:ce003a-2010-02:historico [2010/10/18 10:11] paulojus |
disciplinas:ce003a-2010-02:historico [2010/11/29 16:58] (atual) paulojus |
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| 11/10 | -- |Feriado | | | | | | | | | | 11/10 | -- |Feriado | | | | | | | | | ||
| 13/10 | PD-02 |Estatística descritiva: motivação, uso, objetivos, organização de dados, análises univariadas: tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Gráficos, tabelas e medidas adequados a cada tipo de variável. |Cap 1, Cap 2, Sec 2.1, 2.2, 2.3 |Cap 2: 1, 2, 6, 7, 9 |Cap 1 |Cap 1, Sec 1.3: 1 a 3, Sec 1.4: 1 a 6 | | |[[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase9.html#x11-570009|Material com R na página do LEG]] | | | 13/10 | PD-02 |Estatística descritiva: motivação, uso, objetivos, organização de dados, análises univariadas: tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Gráficos, tabelas e medidas adequados a cada tipo de variável. |Cap 1, Cap 2, Sec 2.1, 2.2, 2.3 |Cap 2: 1, 2, 6, 7, 9 |Cap 1 |Cap 1, Sec 1.3: 1 a 3, Sec 1.4: 1 a 6 | | |[[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase9.html#x11-570009|Material com R na página do LEG]] | | ||
- | | 18/10 | PD-02 |Estatística descritiva (cont): distribuições de frequências, ramo e folhas, medidas descritivas, box-plot |Cap 2: 2.4. Cap 3 |Cap 2:4, 5, 11, 19, Cap 3: 1 a 6 |Cap 1, Cap 4 |Cap 1: 7 a 22 | | | | | + | | 18/10 | PD-02 |Estatística descritiva (cont): distribuições de frequências, ramo e folhas, medidas descritivas, box-plot ([[#18/10/2010/|Ver abaixo comandos do R]] para produzir gráficos mostrados em sala) |Cap 2: 2.4. Cap 3 |Cap 2:4, 5, 11, 19, Cap 3: 1 a 6 |Cap 1, Cap 4 |Cap 1: 7 a 22 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter2/graphing_distributions.html|Material online: Graphing distributions]] | |
+ | | 20/10 | PC-19 |Estatística descritiva (cont): medidas de posição e dispersão |Cap 3 |Cap 3: 8 a 10, 16, 19 a 25, 29, 33, 35 |Cap 4 |Cap 4: 4.2: 1 a 6, 4.3: 1 a 6, 4.4: 1 a 9, 11 a 13 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter3/summarizing_distributions.html|Material online: summarizing distributions]] | | ||
+ | | 25/10 | PD-02 |Dúvidas, exercícios e revisão para prova II | | | | | | | | | ||
+ | | 27/10 | PD-02 |Prova II | | | | | | | | | ||
+ | | 01/11 | PD-02 |Feriado | | | | | | | | | ||
+ | | 03/11 | PD-02 |Análise bivariada: variáveis qualitativas //versus// qualitativas, qualitativas //versus// quantitativas, quantitativas //versus// quantitativas. Gráficos, tabelas e Medidas. Medidas de associação: chi-quadrado, coeficientes de contingência. Coeficientes de correlação: linear de Pearson, Spearman e Kendall. Transformação de variáveis para linearização |Cap 4 |Cap 4: 1, 3, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 13|Cap 5 (Ver tb B&M) |Cap 5, Sec 5.2: 1, 3; Sec 5.3: 1, 2, 3, 5, 6 | | |[[#03/11/2010|Links para vídeos]] | | ||
+ | | 08/11 | PD-02 |Inferência estatística: amostragem, população, amostra (amostra aleatória simples), parâmetros, estimadores e estimativas. Distribuição amostral dos estimadores. Estimadores pontuais e intervalares (intervalo de confiança). Distribuição amostral da uma proporção |Cap 10 |Cap 10: 1, 11, 12, 13, 17, 18 |Cap 7 |Cap 7, Sec 7.3: 1, 6, Sec 7.4: 5, | | | | | ||
+ | | 10/11 | PD-02 |Inferência estatística: distribuição amostral: revisão e exercícios. Distribuição amostral da média. Teorema do limite central. Intervalos de confiança e tamanho da amostra |Cap 10 |Cap 10: 7 a 10, 21 a 28 |Cap 7 |Cap 7, Sec 7.3: 5, 7 Sec 7.4: 1 a 4, Sec 7.5: 9 a 16 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter7/sampling_distributions.html|Material online sobre distribuições amostrais]] | | ||
+ | | 17/11 | PD-02 |Inferência estatística: estimação: propriedades dos estimadores, métodos de estimação, estimação pontual e intervalar. Métodos de estimação: mínimos quadrados |Cap 11 |Cap 11: 6 a 8, 14 a 21 |Cap 7 |Cap 7, Sec 7.5: 1, 2, 16 a 29 | | | [[http://onlinestatbook.com/chapter8/estimation.html|Material online sobre estimação]]. [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|um vídeo rápido para reflexão]] | | ||
+ | | 22/11 | PD-02 |Inferência estatística: Métodos de estimação: momentos, mínimos quadrados e máxima verossimilhança. Regressão linear simples. Exemplos e exercícios |Cap 11 |Cap 11: 9 a 13, 23, 24, 26, 27, 29, 33 |Cap 7 (ver métodos de estimação em B&M) |Cap 7, Sec 7.5: 1, 2, 16 a 29, 33 e 34 | | | | | ||
+ | | 24/10 | PD-02 |Prova III | | | | | | | | | ||
+ | | 29/10 | PD-02 |Testes de hipóteses: fundamentos, hipóteses, erros tipo I e II, regras de decisão, região crítica, poder e função poder. Exemplos e exercícios |Cap 12 |Cap 12: 1 a 13 |Cap 8 |Cap 8, Sec 8.1: 1 a 5 Sec 8.2: 1 a 6, Sec 8.6: 10 a 15 | | |[[http://onlinestatbook.com/chapter9/logic_hypothesis.html|Material online sobre Testes de Hipóteses]] | | ||
+ | |||
==== Atividades do Curso ==== | ==== Atividades do Curso ==== | ||
Linha 119: | Linha 132: | ||
- <latex>P(X_{6} \leq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,995</latex> | - <latex>P(X_{6} \leq \chi^2_{\alpha, 10}) = 0,995</latex> | ||
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+ | |||
+ | === 18/10/2010 === | ||
+ | <code R> | ||
+ | dados <- c(3.67, 1.28, 3.96, 2.93, 7.77, 2.78, | ||
+ | 1.82, 8.14, 6.54, 2.82, 4.65, 5.54, | ||
+ | 3.73, 2.43, 5.84, 8.45, 1.88, 0.90, | ||
+ | 4.10, 4.17, 7.35, 5.28, 2.12, 5.09, | ||
+ | 4.30, 5.36, 3.63, 5.41, 4.26, 4.07) | ||
+ | summary(dados) | ||
+ | |||
+ | ## Histogramas mostrados na aula: | ||
+ | ## histograma com frequencias absolutas e intervalos de classe de 1 unidade | ||
+ | h1 <- hist(dados, breaks=seq(0, 9, by=1), main="") | ||
+ | # histograma com frequencias absolutas e intervalos de classe de 1,5 unidades | ||
+ | # e a ultima com duas unidades | ||
+ | h2 <- hist(dados, breaks=c(0.5, 2, 3.5, 5.0, 6.5, 8.5), main="") | ||
+ | plot(h1) | ||
+ | plot(h2) | ||
+ | </code> | ||
+ | |||
+ | {{:disciplinas:ce003a-2010-02:hist01.jpg|}} | ||
+ | |||
+ | <code R> | ||
+ | ## vendo as classes e frequencias em cada caso | ||
+ | h1[1:2] | ||
+ | h2[1:2] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ## e vendo de outra forma | ||
+ | table(cut(dados, breaks=seq(0, 9, by=1))) | ||
+ | table(cut(dados, breaks=c(0.5, 2, 3.5, 5.0, 6.5, 8.5))) | ||
+ | |||
+ | ## agora outros gráficos: | ||
+ | ## histograma de probabilidades, histograma suavizado ("density plot") e marcação de dados ("rug") | ||
+ | hist(dados, main="", prob=TRUE) | ||
+ | rug(dados) | ||
+ | lines(density(dados)) | ||
+ | ## note que o density() nao depende da definicao de classes! | ||
+ | |||
+ | ## ou simplesmente | ||
+ | plot(density(dados)) | ||
+ | rug(dados) | ||
+ | |||
+ | ## ramos e folhas | ||
+ | stem(dados) | ||
+ | |||
+ | ## boxplot: | ||
+ | boxplot(dados) | ||
+ | </code> | ||
+ | |||
+ | {{:disciplinas:ce003a-2010-02:hist01.jpg|}} | ||
+ | |||
\\ | \\ | ||
Linha 219: | Linha 284: | ||
</code> | </code> | ||
+ | === 03/11/2010 === | ||
+ | Assistir, comentar e discutir os vídeos a seguir sobre algumas ferramentas e propostas para visualizar e aprender com dados. | ||
+ | - [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html|Aprendendo com os dados]] | ||
+ | - [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/david_mccandless_the_beauty_of_data_visualization.html|Visualizando informação]] | ||
+ | === 17/11/2010 === | ||
+ | Educaão estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos! | ||
+ | - [[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]] |