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disciplinas:ce003ko-2016-02:historico [2016/10/10 15:48] paulojus [10/08] |
disciplinas:ce003ko-2016-02:historico [2016/12/06 18:24] (atual) paulojus |
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|12/10 Qua |Feriado | | | | | |12/10 Qua |Feriado | | | | | ||
|17/10 Seg |1a Prova - probabilidades |Cap 5 a 7 | | | | |17/10 Seg |1a Prova - probabilidades |Cap 5 a 7 | | | | ||
+ | |19/10 Qua |Análises descritivas (e introdução à inferencial) da relação entre duas variáveis: Qualitativa vs Qualitativa: tabelas de contingência, Chi-quadrado e coeficientes associados, teste de independência. Quantitativa vs quantitativa: possíveis padrões e interpretações em diagramas de dispersão, coeficientes de correlação (Pearson, Spearman e Kendall) e teste para coeficiente de correlação. Qualitativa vs quantitativa: comparação de duas amostras, diferenças de métidas. Teste //t// e teste aleatorizado para comparar médias de 2 amostras. |Cap 4 + Cap 14: 14.4 + Cap 14: 14.5 + Cap 13: 13.3.1 e 13.5 |Cap 4: 1 a 14|[[#19/10|ver abaixo]] | | ||
+ | |24/10 Seg |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | | | ||
+ | |26/10 Qua |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | | | ||
+ | |31/10 Seg |Introdução à inferência estatística. Conceitos básicos: amostra aleatório, população e amostra, estimadores e estimativas, distribuições amostrais, intervalos de confiança e margens de erro. |Cap 10 |Cap 10: |ap 10: 1, 3, 5, 11 a 13 | | ||
+ | |02/11 Qua |Feriado | | | | | ||
+ | |07/11 Seg |Inferência estatística. Distribuição amostral. Distribuição amostral da média |Cap 10, 10.7 e 10.8 |Cap 10: 7 a 10, 21 a 28 | | | ||
+ | |09/11 Qua |AULA NÃO REALIZADA POR INDISPONIBILIDADE DE LOCAL | | | | | ||
+ | |14/11 Seg |Recesso | | | | | ||
+ | |16/11 Qua |Estimadores, propriedades e métodos de obtenção: máxima verossimilhança (Local: LABEST) |Cap 11: 11.1, 11.2, 11.5 |Cap 11: 1, 2, 5, 10 a 13, 42 |[[#ver abaixo|09/11]] | | ||
+ | |21/11 Seg |Revisão da aula anterior. Estimadores (cont), métodos de obtenção: mínimos quadrados. Métodos dos momentos (para estudo) (Local: LABEST) |Cap 11: 11.3, 11.4 |Cap 11: 6 a 9 | | | ||
+ | |23/11 Qua |Orientações sobre trabalho do curso. Documentos/relatórios reproduzíveis() e uso do Sweave e *[[http://yihui.name/knitr/|knitr]]*): uma breve descrição e motivação. Estimação: incerteza de estimativas, erros padrão, intervalos de confiança. Métodos de obtenção: analíticos, assintóticos (aproximação quadrática, hassiano analítico e numérico), por verossimilhança e por bootstrap. Local: LABEST |Cap 11: 11.6, 11.7, 11.9 |Cap 11: 14 a 21 | | | ||
+ | |28/11 Seg |Resolução de exercícios e comentários | | | | | ||
+ | |30/11 Seg |Testes de hipóteses. Bases, tipos de erro (tipo I e II) |Cap 12: 12.1 a 12.6 |Cap 12: 1 a 13, 25, 27 a 37 | | | ||
+ | |05/12 Seg |Resolução de exercícios, dúvidas e comentários | | | | | ||
+ | |07/12 Qua |2a prova: Estatística Descritiva e Probabilidades |Cap 2, 3, 4, 11, 12 e trechos do 13 e 14 cf aulas | | | | ||
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=== 10/10 === | === 10/10 === | ||
- [[http://www.insper.edu.br/docentes/rinaldo-artes/wp-content/uploads/sites/14/2014/04/Estat%C3%ADstica-descritiva-Coeficientes-de-Assimetria-e-Curtose_AED.pdf|Texto sobre medidas de assimetria e curtose]] | - [[http://www.insper.edu.br/docentes/rinaldo-artes/wp-content/uploads/sites/14/2014/04/Estat%C3%ADstica-descritiva-Coeficientes-de-Assimetria-e-Curtose_AED.pdf|Texto sobre medidas de assimetria e curtose]] | ||
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+ | === 14/10 === | ||
+ | - Durante a aula comentamos sobre coo seria feito um teste aleatorizado para comparar a média de dois grupos. Escreve um programa implementando o método e aplique a um conjunto de dados. | ||
+ | - Pense como poderia ser feito um teste aleatorizado para avaliar a independência entre duas variáveis qualitativas (QL vs QL) e entre duas quantitativas (QT vs QT) | ||
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+ | === 09/11 === | ||
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+ | **Informação sobre a aula:** o LABEST estava ocupado neste dia com um curso para o CCE e banca de corcurso. Desta forma não foi possível agendar lá a aula. | ||
+ | Para a próxima semana aula confirmada no LABEST ou local usual caso a ocupação seja encerrada. Lamento pelo inconveniente, especialmente aos que compareceram para aula. |