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paulojus
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paulojus
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 |12/10 Qua |Feriado | | | |  |12/10 Qua |Feriado | | | | 
 |17/10 Seg |1a Prova - probabilidades |Cap 5 a 7 | | |  |17/10 Seg |1a Prova - probabilidades |Cap 5 a 7 | | | 
-|19/10 Qua | | | | | +|19/10 Qua |Análises descritivas (e introdução à inferencial) da relação entre duas variáveis: Qualitativa vs Qualitativa:​ tabelas de contingência,​ Chi-quadrado e coeficientes associados, teste de independência. Quantitativa vs quantitativa:​ possíveis padrões e interpretações em diagramas de dispersão, coeficientes de correlação (Pearson, Spearman e Kendall) e teste para coeficiente de correlação. Qualitativa vs quantitativa:​ comparação de duas amostras, diferenças de métidas. Teste //t// e teste aleatorizado para comparar médias de 2 amostras. ​|Cap 4 + Cap 14: 14.4 + Cap 14: 14.5 + Cap 13: 13.3.1 e 13.5 |Cap 4: 1 a 14|[[#​19/​10|ver abaixo]] ​
 |24/10 Seg |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | |  |24/10 Seg |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | | 
-|26/​10 ​Seg |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | |  +|26/​10 ​Qua |Não há aula - Semana acadêmica do curso de ciência da computação | | | |  
 +|31/10 Seg |Introdução à inferência estatística. Conceitos básicos: amostra aleatório, população e amostra, estimadores e estimativas,​ distribuições amostrais, intervalos de confiança e margens de erro. |Cap 10 |Cap 10:  |ap 10: 1, 3, 5, 11 a 13 |  
 +|02/11 Qua |Feriado | | | |  
 +|07/11 Seg |Inferência estatística. Distribuição amostral. Distribuição amostral da média |Cap 10, 10.7 e 10.8 |Cap 10: 7 a 10, 21 a 28 | |  
 +|09/11 Qua |AULA NÃO REALIZADA POR INDISPONIBILIDADE DE LOCAL | | | |  
 +|14/11 Seg |Recesso | | | |  
 +|16/11 Qua |Estimadores,​ propriedades e métodos de obtenção: máxima verossimilhança (Local: LABEST) |Cap 11: 11.1, 11.2, 11.5 |Cap 11: 1, 2, 5, 10 a 13, 42  |[[#ver abaixo|09/​11]] | 
 +|21/11 Seg |Revisão da aula anterior. Estimadores (cont), métodos de obtenção: mínimos quadrados. Métodos dos momentos (para estudo) (Local: LABEST) |Cap 11: 11.3, 11.4 |Cap 11: 6 a 9 | | 
 +|23/11 Qua |Orientações sobre trabalho do curso. Documentos/​relatórios reproduzíveis() e uso do Sweave e *[[http://​yihui.name/​knitr/​|knitr]]*):​ uma breve descrição e motivação. ​ Estimação:​ incerteza de estimativas,​ erros padrão, intervalos de confiança. Métodos de obtenção: analíticos,​ assintóticos (aproximação quadrática,​ hassiano analítico e numérico), por verossimilhança e por bootstrap. Local: LABEST |Cap 11: 11.6, 11.7, 11.9 |Cap 11: 14 a 21 | | 
 +|28/11 Seg |Resolução de exercícios e comentários ​ | | | | 
 +|30/11 Seg |Testes de hipóteses. Bases, tipos de erro (tipo I e II) |Cap 12: 12.1 a 12.6 |Cap 12: 1 a 13, 25, 27 a 37 | | 
 +|05/12 Seg |Resolução de exercícios,​ dúvidas e comentários ​ | | | | 
 +|07/12 Qua |2a prova: Estatística Descritiva e Probabilidades ​ |Cap 2, 3, 4, 11, 12 e trechos do 13 e 14 cf aulas | | |
  
  
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 === 10/10 === === 10/10 ===
   - [[http://​www.insper.edu.br/​docentes/​rinaldo-artes/​wp-content/​uploads/​sites/​14/​2014/​04/​Estat%C3%ADstica-descritiva-Coeficientes-de-Assimetria-e-Curtose_AED.pdf|Texto sobre medidas de assimetria e curtose]]   - [[http://​www.insper.edu.br/​docentes/​rinaldo-artes/​wp-content/​uploads/​sites/​14/​2014/​04/​Estat%C3%ADstica-descritiva-Coeficientes-de-Assimetria-e-Curtose_AED.pdf|Texto sobre medidas de assimetria e curtose]]
- + 
 +=== 14/10 === 
 +  - Durante a aula comentamos sobre coo seria feito um teste aleatorizado para comparar a média de dois grupos. Escreve um programa implementando o método e aplique a um conjunto de dados. 
 +  - Pense como poderia ser feito um teste aleatorizado para avaliar a independência entre duas variáveis qualitativas ​ (QL vs QL) e entre duas quantitativas (QT vs QT) 
 + 
 +=== 09/11 === 
 + 
 +**Informação sobre a aula:** o LABEST estava ocupado neste dia com um curso para o CCE e banca de corcurso. Desta forma não foi possível agendar lá a aula.  
 +Para a próxima semana aula confirmada no LABEST ou local usual caso a ocupação seja encerrada. Lamento pelo inconveniente,​ especialmente aos que compareceram para aula.

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