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- | ====== CE-003 Turma AMB/K/O - Primeiro semestre de 2014 ====== | + | ====== CE-003 Turma MD - Primeiro semestre de 2014 ====== |
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\ | No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\ | ||
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^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^ | ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^ | ||
| 10/02 Seg |-- |-- | -- | -- | | | 10/02 Seg |-- |-- | -- | -- | | ||
- | | 12/02 Qua |Informações sobre o curso. Percepções e aplicações da estatística. |Cap 1 | -- | [[#12/02|Ver abaixo]] | | ||
- | /* | 12/02 Qua |Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística.Informações sobre o curso. Percepções e aplicações da estatística. Introdução a probabilidades. |Cap 1 | -- | | * | ||
| PARTE I: PROBABILIDADES ^^^^^ | | PARTE I: PROBABILIDADES ^^^^^ | ||
- | | 17/02 Seg|1a avaliação semanal. Introdução a probabilidades. Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.3 |Cap 5: 1 a 22 | | | + | | 12/02 Qua |Informações sobre o curso. Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. Introdução a probabilidades: Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 1 e Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.2 |Cap 5: 1 a 14 | [[#10/02|Ver abaixo]] | |
+ | | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional, Independência |Cap 5: 5.3 |Cap 5: 15 a 22 | [[#17/02|Ver abaixo]] | | ||
+ | | 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. O problema dos aniversários, o problema de Monty Hall. Códigos e uso de simulações para estimar probabilidades.|Cap 5: 5.5 a 5.6 |Cap 5: 23 a 25 | | | ||
+ | | 24/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos e introdução a variáveis aleatórias (discretas). Distribuições binomial e geométrica |Cap 6: 6.1, 6.2, 6.6 (6.6.1, 6.6.2, 6.6.3) |Cap 6: 1 a 5, 20 e 21 | | | ||
+ | | 03/03 Seg |Feriado Carnaval | | | | ||
+ | | 05/03 Qua |Feriado Carnaval | | | | ||
+ | | 10/03 Seg |1a prova | | | | ||
+ | | 12/03 Qua |Discussão da 1a prova, exercícios e revisão | | | | ||
+ | | 17/03 Seg |Va's aleatórias discretas: Revisão e continuação - Distribuições discretas de probabilidade: Binomial, Hipergeométrica, Geométrica, Pascal (Bin. Negativa), Uniforme, |Cap 6, Sec 6.6 e 6.7 |Cap 6: 20, 21, 25-28, 29-33, 35, 37, 39 | | ||
+ | | 19/03 Qua |v.a. discretas: distribuição Poisson (+ processo de Poisson). Introdução a v.a. contínuas. |Cap 6, 6.6.5, 6.7, Cap 7, 7.1 |Cap 6: 22 a 24, 34, 36, 38, Cap 7: 1 a 4 | | ||
+ | | 24/03 Seg |v.a. contínuas. Cálculo de probabilidades, esperança (média), mediana e quantis (quartis, decis, percentis etc), função acumulada |Cap 7: 7.1, 7.2, 7.3, 7.8 |Cap 7: 5 a 12 (exceto 11) | | ||
+ | | 26/03 Qua |Distribuições contínuas de probabilidades: uniforme, exponencial e normal. exemplos |Cap 7, 7.4 13 a 21, 34, 35 | | | ||
+ | | 31/03 Qua |2a prova - conteúdo correspondente aos capítulos 5, 6 e 7 de B&M | | | | ||
- | === 12/02 === | + | |
- | * Pesquisar exemplos de aplicações de estatística na sociedade em geral e em sua área de interesse. Trazer para discussão em sala | + | === 10/02 === |
+ | * Pesquisar exemplos de aplicações de estatística na sociedade em geral e em sua área de interesse. Trazer para discussão em sala. | ||
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+ | === 17/02 === | ||
* Assistir e debater o vídeo: Educação estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos! ([[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]]) | * Assistir e debater o vídeo: Educação estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos! ([[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]]) | ||
+ | * Resolver o problema dos aniversários: Considere uma turma de 30 alunos, qual a probabilidade de haver uma coincidência qualquer de aniversários neste grupo? | ||
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+ | === 19/02 === | ||
+ | * [[http://www.ted.com/talks/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas | ||
+ | * ** note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar ** | ||
+ | * ** procure anotar as principais mensagens da apresentação ** | ||
+ | * ** se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam? ** | ||
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