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 ^ ^^ B & M ^^ Outros ^ ^ ^^ B & M ^^ Outros ^
 ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^  Tópicos ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^  Tópicos ^
-| 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades,​ (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. ​Fontes de dados: amostral, experimental e observacional. ​|Cap 1 | |[[#​03/​02|Ver abaixo]] | +| 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades,​ (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. ​ |Cap 1 | |[[#​03/​02|Ver abaixo]] | 
-| 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados relatados em reportagens,​ artigos etc. Introdução à estatística descritiva. Análises uni, bi e multivariadas. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/​ordinal),​ quantitativas (discretas/​contínuas). Tipos de gráficos adequados a cada uma. O perigo ​do "​confundimento"​. O gráfico ​//box-plot// |Cap 2 | |[[#01/03|Ver abaixo]] |+| 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados. Dados de um questionário. Introdução à estatística descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/​ordinal),​ quantitativas (discretas/​contínuas). Resumos por tabelas, grpaficos e medidas. Tipos de gráficos adequados a cada uma.  |Cap 2 | |[[#​05/​03|Ver abaixo]] | 
 +| 10/03 Ter |Refazendo as análises ​do questionário utilizando a linguagem R  |Cap 2 | |[[#10/03|Ver abaixo]] | 
 +| 12/03 Qu |Estatística descritiva. Resumo de dados utilizando gráficos, tabelas e medidas adequadas a cada tipo de variável (qualitativas - nominal e ordinal e quantitativas - discretas e contínuas). medidas de posição e de dispersão. Gráfico ​box-plot ​ |Cap 2 e 3 | |[[#12/03|Ver abaixo]] |
  
 === 03/02 === === 03/02 ===
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      - Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "​colunas"​ (variáveis/​atributos) nesta tabela?      - Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "​colunas"​ (variáveis/​atributos) nesta tabela?
    - Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?)    - Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?)
-     - [[https://www2.uol.com.br/​sciam/noticias/uso_de_alcool_e_o_fator_mais_relevante_para_o_desenvolvimento_da_demencia_sugere_mais_abrangente_estudo_ja_feito_sobre_o_tema.html|alcool e demência]] +     - [[https://drauziovarella.uol.com.br/​drauzio/​artigos/​abuso-de-alcool-e-demencia-artigo/​|alcool e demência (I)]] e [[https://​www.uol.com.br/​vivabem/noticias/redacao/​2018/​02/​21/​abuso-de-alcool-pode-elevar-e-muito-o-risco-de-alzheimer-e-demencia.htm|alcool e demência]] 
-     - [[https://www2.uol.com.br/​sciam/noticias/estudo_associa_alta_exposicao_a_radiacao_usada_em_celulares_a_tumores_em_ratos_machos.html|radicção ​de celulares ​e tumores]] +     ​- ​radiação de celulares: ​[[https://www1.folha.uol.com.br/​equilibrioesaude/2018/11/​estudo-ve-sinal-de-vinculo-entre-radiacao-de-celulares-e-cancer-de-cerebro.shtml|texto 1]], [[https://​sbbn.org.br/​radiacao-de-telefones-celulares-pode-causar-cancer/​|texto 2]], [[https://​oglobo.globo.com/​sociedade/​saude/​estudo-sobre-risco-de-celulares-encontra-alguma-evidencia-de-ligacao-com-cancer-23207492|texto 3]], [[https://veja.abril.com.br/saude/celular-nao-causa-cancer-no-cerebro-define-estudo/​|texto 4]] e [[http://​www.scielo.br/​pdf/​csp/​v31n10/0102-311X-csp-31-10-2110.pdf|texto 5]] 
-     - [[https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cerebros_pro-sociais_sao_mais_propensos_a_depressao.html|pró-sociais e depressão]]+     - [[http://​gazeta-rs.com.br/​estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/​|pró-sociais e depressão]], [[http://​gazeta-rs.com.br/​estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/​|outro texto]]
      - [[https://​noticias.uol.com.br/​saude/​ultimas-noticias/​redacao/​2018/​02/​28/​fatores-geneticos-associados-a-bronquiolite-viral-aguda-sao-identificados.htm|fatores genéticos e bronquiolite]]      - [[https://​noticias.uol.com.br/​saude/​ultimas-noticias/​redacao/​2018/​02/​28/​fatores-geneticos-associados-a-bronquiolite-viral-aguda-sao-identificados.htm|fatores genéticos e bronquiolite]]
  
 === 05/03 === === 05/03 ===
 +  - [[https://​docs.google.com/​forms/​d/​1LEwMM4A0giLWVk9AElVwl3uwtdLdJYi-26IdZ5UdcKI/​edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]]
   - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável   - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável
   - Exercícios sugeridos: [[http://​www.leg.ufpr.br/​~paulojus/​CE003/​descritiva/​descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]]   - Exercícios sugeridos: [[http://​www.leg.ufpr.br/​~paulojus/​CE003/​descritiva/​descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]]
 +  - Montar um questionário no "​Google docs" (ou similar). Procure incluir variáveis de diferentes tipos.
  
 +=== 10/09 === 
 +  - [[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​Rembrapase8.html#​x10-560008|Exemplo do uso do R e análises de um conjunto de dados.]] 
 +  - Arquivos utilizados na aula 
 +    - {{ :​disciplinas:​ce009elt-2020-01:​quest-ce009elt.csv |dados do questionário}}  
 +    - {{ :​disciplinas:​ce009elt-2020-01:​quest-ce009elt.r |arquivo de comandos}}

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