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disciplinas:ce009elt-2020-01:historico [2020/03/03 11:07] paulojus |
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^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^ Tópicos ^ | ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^ Tópicos ^ | ||
- | | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. Fontes de dados: amostral, experimental e observacional. |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | | + | | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | |
- | | 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados relatados em reportagens, artigos etc. Introdução à estatística descritiva. Análises uni, bi e multivariadas. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Tipos de gráficos adequados a cada uma. O perigo do "confundimento". O gráfico //box-plot// |Cap 2 | |[[#01/03|Ver abaixo]] | | + | | 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados. Dados de um questionário. Introdução à estatística descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Resumos por tabelas, grpaficos e medidas. Tipos de gráficos adequados a cada uma. |Cap 2 | |[[#05/03|Ver abaixo]] | |
+ | | 10/03 Ter |Refazendo as análises do questionário utilizando a linguagem R |Cap 2 | |[[#10/03|Ver abaixo]] | | ||
+ | | 12/03 Qu |Estatística descritiva. Resumo de dados utilizando gráficos, tabelas e medidas adequadas a cada tipo de variável (qualitativas - nominal e ordinal e quantitativas - discretas e contínuas). medidas de posição e de dispersão. Gráfico box-plot |Cap 2 e 3 | |[[#12/03|Ver abaixo]] | | ||
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- Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "colunas" (variáveis/atributos) nesta tabela? | - Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "colunas" (variáveis/atributos) nesta tabela? | ||
- Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?) | - Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?) | ||
- | /* - [[https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/uso_de_alcool_e_o_fator_mais_relevante_para_o_desenvolvimento_da_demencia_sugere_mais_abrangente_estudo_ja_feito_sobre_o_tema.html|alcool e demência]] * | + | - [[https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/abuso-de-alcool-e-demencia-artigo/|alcool e demência (I)]] e [[https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/02/21/abuso-de-alcool-pode-elevar-e-muito-o-risco-de-alzheimer-e-demencia.htm|alcool e demência]] |
- | /* - [[https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estudo_associa_alta_exposicao_a_radiacao_usada_em_celulares_a_tumores_em_ratos_machos.html|radicção de celulares e tumores]] * | + | - radiação de celulares: [[https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/11/estudo-ve-sinal-de-vinculo-entre-radiacao-de-celulares-e-cancer-de-cerebro.shtml|texto 1]], [[https://sbbn.org.br/radiacao-de-telefones-celulares-pode-causar-cancer/|texto 2]], [[https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudo-sobre-risco-de-celulares-encontra-alguma-evidencia-de-ligacao-com-cancer-23207492|texto 3]], [[https://veja.abril.com.br/saude/celular-nao-causa-cancer-no-cerebro-define-estudo/|texto 4]] e [[http://www.scielo.br/pdf/csp/v31n10/0102-311X-csp-31-10-2110.pdf|texto 5]] |
- | /* - [[https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cerebros_pro-sociais_sao_mais_propensos_a_depressao.html|pró-sociais e depressão]] * | + | - [[http://gazeta-rs.com.br/estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/|pró-sociais e depressão]], [[http://gazeta-rs.com.br/estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/|outro texto]] |
- [[https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/02/28/fatores-geneticos-associados-a-bronquiolite-viral-aguda-sao-identificados.htm|fatores genéticos e bronquiolite]] | - [[https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/02/28/fatores-geneticos-associados-a-bronquiolite-viral-aguda-sao-identificados.htm|fatores genéticos e bronquiolite]] | ||
=== 05/03 === | === 05/03 === | ||
+ | - [[https://docs.google.com/forms/d/1LEwMM4A0giLWVk9AElVwl3uwtdLdJYi-26IdZ5UdcKI/edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]] | ||
- Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável | - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável | ||
- Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]] | - Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]] | ||
+ | - Montar um questionário no "Google docs" (ou similar). Procure incluir variáveis de diferentes tipos. | ||
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+ | - [[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase8.html#x10-560008|Exemplo do uso do R e análises de um conjunto de dados.]] | ||
+ | - Arquivos utilizados na aula | ||
+ | - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.csv |dados do questionário}} | ||
+ | - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.r |arquivo de comandos}} |