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disciplinas:ce009elt-2020-01:historico [2020/03/05 12:42] paulojus |
disciplinas:ce009elt-2020-01:historico [2020/03/17 11:49] (atual) paulojus a revisão anterior foi restaurada (2020/03/10 12:35) |
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^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^ Tópicos ^ | ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^ Tópicos ^ | ||
| 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | | | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | | ||
- | | 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados relatados em reportagens, artigos etc. Introdução à estatística descritiva. Análises uni, bi e multivariadas. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Tipos de gráficos adequados a cada uma. O perigo do "confundimento". O gráfico //box-plot// |Cap 2 | |[[#01/03|Ver abaixo]] | | + | | 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados. Dados de um questionário. Introdução à estatística descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Resumos por tabelas, grpaficos e medidas. Tipos de gráficos adequados a cada uma. |Cap 2 | |[[#05/03|Ver abaixo]] | |
+ | | 10/03 Ter |Refazendo as análises do questionário utilizando a linguagem R |Cap 2 | |[[#10/03|Ver abaixo]] | | ||
+ | | 12/03 Qu |Estatística descritiva. Resumo de dados utilizando gráficos, tabelas e medidas adequadas a cada tipo de variável (qualitativas - nominal e ordinal e quantitativas - discretas e contínuas). medidas de posição e de dispersão. Gráfico box-plot |Cap 2 e 3 | |[[#12/03|Ver abaixo]] | | ||
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- | - [[https://docs.google.com/forms/d/1fksONBcya0LKBmiEs2BM-LyJ7JFOwiH4X9hnsKM_TRI/edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]] | + | - [[https://docs.google.com/forms/d/1LEwMM4A0giLWVk9AElVwl3uwtdLdJYi-26IdZ5UdcKI/edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]] |
- Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável | - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável | ||
- Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]] | - Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]] | ||
+ | - Montar um questionário no "Google docs" (ou similar). Procure incluir variáveis de diferentes tipos. | ||
+ | === 10/09 === | ||
+ | - [[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase8.html#x10-560008|Exemplo do uso do R e análises de um conjunto de dados.]] | ||
+ | - Arquivos utilizados na aula | ||
+ | - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.csv |dados do questionário}} | ||
+ | - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.r |arquivo de comandos}} |