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disciplinas:ce067:teoricas:descritiva [2008/02/22 16:51] silvia criada |
disciplinas:ce067:teoricas:descritiva [2008/03/06 14:07] (atual) joel |
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Linha 151: | Linha 151: | ||
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- | ==== Distribuições de frequências ==== | + | ==== Distribuições de freqüências ==== |
- | A partir da tabela de dados brutos, podemos construir a //distribuição (ou tabela) de frequências// com informações resumidas para cada variável. O interesse aqui é conhecer o comportamento da variável, analisando a ocorrência de suas possíveis realizações. | + | A partir da tabela de dados brutos, podemos construir a //distribuição (ou tabela) de freqüências// com informações resumidas para cada variável. O interesse aqui é conhecer o comportamento da variável, analisando a ocorrência de suas possíveis realizações. |
- | //**Tabela 1.2: Frequências e porcentagens dos 50 alunos pesquisados segundo a variável sexo**// | + | //**Tabela 1.2: Freqüências e porcentagens dos 50 alunos pesquisados segundo a variável sexo**// |
| Sexo | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | Porcentagem (100 f<sub>i</sub>)| | | Sexo | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | Porcentagem (100 f<sub>i</sub>)| | ||
| F | 37 | 0,74 | 74 | | | F | 37 | 0,74 | 74 | | ||
Linha 163: | Linha 163: | ||
Fonte: Tabela 1.1. | Fonte: Tabela 1.1. | ||
- | * n<sub>i</sub>: frequência absoluta de cada classe | + | * n<sub>i</sub>: freqüência absoluta de cada classe |
- | * n: frequência total | + | * n: freqüência total |
- | * f<sub>i</sub>=n<sub>i</sub>/n: frequência relativa ou proporção | + | * f<sub>i</sub>=n<sub>i</sub>/n: freqüência relativa ou proporção |
As proporções (ou percentuais) são úteis quando se quer comparar grupos de tamanhos diferentes ou resultados de pesquisas distintas. | As proporções (ou percentuais) são úteis quando se quer comparar grupos de tamanhos diferentes ou resultados de pesquisas distintas. | ||
- | Por exemplo, suponhamos que se queira comparar a variável sexo para os 50 alunos daquela turma com a mesma variável para todos os alunos da escola X. Digamos que a escola tenha 2000 alunos e que a distribuição de frequências seja a da Tabela 1.2.1. | + | Por exemplo, suponhamos que se queira comparar a variável sexo para os 50 alunos daquela turma com a mesma variável para todos os alunos da escola X. Digamos que a escola tenha 2000 alunos e que a distribuição de freqüências seja a da Tabela 1.2.1. |
- | //**Tabela 1.2.1: Frequências e porcentagens dos 2000 alunos matriculados na escola X segundo a variável sexo**// | + | //**Tabela 1.2.1: Freqüências e porcentagens dos 2000 alunos matriculados na escola X segundo a variável sexo**// |
| Sexo | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | Porcentagem (100 f<sub>i</sub>)| | | Sexo | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | Porcentagem (100 f<sub>i</sub>)| | ||
| F | 1020 | 0,51 | 51 | | | F | 1020 | 0,51 | 51 | | ||
Linha 178: | Linha 178: | ||
Fonte: Dados hipotéticos | Fonte: Dados hipotéticos | ||
- | Não podemos comparar diretamente as colunas das frequências das Tabelas 1.2 e 1.2.1, pois os totais de alunos são diferentes nos dois casos. Mas as colunas das proporções (porcentagens) são comparáveis, pois reduzimos as frequências a um mesmo total. | + | Não podemos comparar diretamente as colunas das freqüências das Tabelas 1.2 e 1.2.1, pois os totais de alunos são diferentes nos dois casos. Mas as colunas das proporções (porcentagens) são comparáveis, pois reduzimos as freqüências a um mesmo total. |
- | Para variáveis cujos valores possuem ordenação natural faz sentido incluirmos também uma coluna contendo //frequências acumuladas// f<sub>ac</sub>. Sua utilidade principal é ajudar a estabelecer pontos de corte com uma determinada frequência de valores da variável. | + | Para variáveis cujos valores possuem ordenação natural faz sentido incluirmos também uma coluna contendo //freqüências acumuladas// f<sub>ac</sub>. Sua utilidade principal é ajudar a estabelecer pontos de corte com uma determinada freqüência de valores da variável. |
//**Tabela 1.3: Tabela de frequências para a variável Idade**// | //**Tabela 1.3: Tabela de frequências para a variável Idade**// | ||
Linha 196: | Linha 196: | ||
| total | n=50 | 1 | | | | total | n=50 | 1 | | | ||
- | Observe que 90% dos alunos têm idades até 21 anos, de fato até 22, uma vez que este valor tem frequência zero. | + | Observe que 90% dos alunos têm idades até 21 anos, de fato até 22, uma vez que este valor tem freqüência zero. |
- | Com relação à variável Peso (classificado como quantitativa contínua) podemos construir //classes// ou //faixas de valores// e contar o número de ocorrências em cada faixa (aqui usamos faixas de amplitude 10). | + | Com relação à variável Peso (classificada como quantitativa contínua) podemos construir //classes// ou //faixas de valores// e contar o número de ocorrências em cada faixa (aqui usamos faixas de amplitude 10). |
- | //**Tabela 1.4: Tabela de frequências para a variável Peso**// | + | //**Tabela 1.4: Tabela de freqüências para a variável Peso**// |
| Peso | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | f<sub>ac</sub> | | | Peso | n<sub>i</sub> | f<sub>i</sub> | f<sub>ac</sub> | | ||
| 40,0 ¦− 50,0 | 8 | 0,16 | 0,16 | | | 40,0 ¦− 50,0 | 8 | 0,16 | 0,16 | | ||
Linha 252: | Linha 252: | ||
Mais adequado para variáveis discretas ou qualitativas ordinais. | Mais adequado para variáveis discretas ou qualitativas ordinais. | ||
- | Utiliza o plano cartesiano com os valores da variável no eixo das abscissas e as frequências no eixo das ordenadas. Para cada valor da variável desenha-se uma barra com altura correspondendo à sua frequência. | + | Utiliza o plano cartesiano com os valores da variável no eixo das abscissas e as freqüências no eixo das ordenadas. Para cada valor da variável desenha-se uma barra com altura correspondendo à sua frequência. |
{{ disciplinas:ce067:semana2:fig1.5.jpg?420 |Figura 1.5: Gráfico de barras para a variável Idade.}} | {{ disciplinas:ce067:semana2:fig1.5.jpg?420 |Figura 1.5: Gráfico de barras para a variável Idade.}} | ||
Linha 258: | Linha 258: | ||
=== Histograma === | === Histograma === | ||
- | Consiste em retângulos contíguos com base nas faixas de valores da variável e com área igual à frequência relativa da faixa. A altura de cada retângulo é denominada //densidade de frequência// ou simplesmente //densidade// definida pelo quociente da frequência relativa pela amplitude da faixa. | + | Consiste em retângulos contíguos com base nas faixas de valores da variável e com área igual à freqüência relativa da faixa. A altura de cada retângulo é denominada //densidade de frequência// ou simplesmente //densidade// definida pelo quociente da frequência relativa pela amplitude da faixa. |
Para a variável Peso, as densidades de cada faixa podem ser obtidas dividindo-se a a coluna f<sub>i</sub> da Tabela 1.4 por 10, que é a amplitude de cada faixa. Veja o histograma obtido na Figura 1.6. | Para a variável Peso, as densidades de cada faixa podem ser obtidas dividindo-se a a coluna f<sub>i</sub> da Tabela 1.4 por 10, que é a amplitude de cada faixa. Veja o histograma obtido na Figura 1.6. | ||
Linha 264: | Linha 264: | ||
{{ disciplinas:ce067:semana2:fig1.6.jpg?420 |Figura 1.6: Histograma para a variável Peso.}} | {{ disciplinas:ce067:semana2:fig1.6.jpg?420 |Figura 1.6: Histograma para a variável Peso.}} | ||
- | **Nota:** Alguns autores usam a frequência absoluta ou porcentagem na construção do histograma. O uso da densidade impede que o histograma fique distorcido quando as faixas têm amplitudes diferentes. | + | **Nota:** Alguns autores usam a freqüência absoluta ou porcentagem na construção do histograma. O uso da densidade impede que o histograma fique distorcido quando as faixas têm amplitudes diferentes. |
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