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* Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls); | * Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls); | ||
* Fusão de tabelas de dados (merge); | * Fusão de tabelas de dados (merge); | ||
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Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do [[http://www.ipeadata.gov.br/|ipeadata]] com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/t1.pdf|t1.pdf]]. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc.. | Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do [[http://www.ipeadata.gov.br/|ipeadata]] com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/t1.pdf|t1.pdf]]. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc.. | ||
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* Visualização de dados espaciais; | * Visualização de dados espaciais; | ||
* Paleta de cores. | * Paleta de cores. | ||
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Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/actrans2009.zip|actrans2009.zip]]. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia, Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência, presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência, localização, causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis: hora do acidente, condição meteorológica, causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia, Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas, gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados, serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento, por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas. Os interessados em ganhar desempenho devem ler [[http://www.r-statistics.com/2010/05/exporting-r-output-to-ms-word-with-r2wd-an-example-session/|Exporting R output to MS-Word with R2wd]]. | Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/actrans2009.zip|actrans2009.zip]]. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia, Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência, presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência, localização, causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis: hora do acidente, condição meteorológica, causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia, Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas, gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados, serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento, por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas. Os interessados em ganhar desempenho devem ler [[http://www.r-statistics.com/2010/05/exporting-r-output-to-ms-word-with-r2wd-an-example-session/|Exporting R output to MS-Word with R2wd]]. | ||
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* Mais sobre geração de números aleatórios com uso de métodos numéricos; | * Mais sobre geração de números aleatórios com uso de métodos numéricos; | ||
* Distribuições de probabilidade mais comuns em aplicações de estatística; | * Distribuições de probabilidade mais comuns em aplicações de estatística; | ||
- | * <WRAP left round todo 90%> | + | * <WRAP center round todo 50%> |
Trabalho 3 (vale 1 sabatina) dupla ou trio: Fazer o download do documento de exemplo [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/t3.pdf|trabalho3.pdf]]. Este documento é um exemplo de como o trabalho deve ser feito. **Deve ser entregue um documento IMPRESSO e não mais o envio de um script por e-mail**. Sem restrição ao número de páginas. Duplas devem fazer duas distribuições e trios devem fazer três. Os grupos, as distribuições de probabilidade e o sorteio das distribuições para os grupos estão no script da aula [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula18i.R|aula18.R]]. Entregar no dia 27/06. | Trabalho 3 (vale 1 sabatina) dupla ou trio: Fazer o download do documento de exemplo [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/t3.pdf|trabalho3.pdf]]. Este documento é um exemplo de como o trabalho deve ser feito. **Deve ser entregue um documento IMPRESSO e não mais o envio de um script por e-mail**. Sem restrição ao número de páginas. Duplas devem fazer duas distribuições e trios devem fazer três. Os grupos, as distribuições de probabilidade e o sorteio das distribuições para os grupos estão no script da aula [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula18i.R|aula18.R]]. Entregar no dia 27/06. | ||
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* Teste para uma média com variância conhecida; | * Teste para uma média com variância conhecida; | ||
* Teste para uma média com variância desconhecida; | * Teste para uma média com variância desconhecida; | ||
- | * <WRAP left round todo 90%> | + | * <WRAP center round todo 50%> |
- | Trabalho 4 (vale 2 sabatinas) dupla ou trio: Acessar o [[http://www.imoveiscuritiba.com.br/|Imóveis Curitiba]] e levantar dados sobre os imóveis. A cada grupo será designado um tipo de imóvel (apartamento padrão ou casa/sobrado padrão) e um bairro. Os bairros e tipo de imóveis para cada grupo estão disponíveis na [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula21i.R|aula 21]] bem como o procedimento para realizar a amostragem dos imóveis e organizar a tabela de registros. Até a aula do dia 09/07 (terça) todos os grupos devem ter os dados tabulados e disponíveis para uso em sala de aula. | + | Trabalho 4 (vale 2 sabatinas) dupla ou trio: Acessar o [[http://www.imoveiscuritiba.com.br/|Imóveis Curitiba]] e levantar dados sobre os imóveis. A cada grupo será designado um tipo de imóvel (apartamento padrão ou casa/sobrado padrão) e um bairro. Os bairros e tipo de imóveis para cada grupo estão disponíveis na [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula21i.R|aula 21]] bem como o procedimento para realizar a amostragem dos imóveis e organizar a tabela de registros. Até a aula do dia 09/07 (terça) todos os grupos devem ter os dados tabulados e disponíveis para uso em sala de aula. A aula [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula24i.Rnw|aula 24]] fornece um exemplo de como fazer o documento em estrutura Sweave. Entregar impresso dia 25/07. |
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+ | - 04/07: | ||
+ | * Regressão linear simples, fundamentos; | ||
+ | * Especificação, estimação e interpretação; | ||
+ | * Análise dos resíduos; | ||
+ | * Predição; | ||
+ | - 09/07: | ||
+ | * Fundamentos de edição de texto em ambiente Latex; | ||
+ | * <WRAP center round todo 50%> | ||
+ | Trabalho 5 (vale 2 sabatinas) dupla ou trio: Documentar teste de hipótese. O arquivo de exemplo da [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula23i.tex|aula 23]] deve ser usado. O sorteio dos testes aos grupos está na aula [[http://www.leg.ufpr.br/~walmes/ensino/ce083-2013-01/ce083-2013-01-aula23i.R|aula 23]]. Entregar impresso dia 25/07. | ||
</WRAP> | </WRAP> | ||
+ | - 11/07: | ||
+ | * Fundamentos de edição de texto em Sweave (Latex+R); | ||
+ | - 08/08: Exame final. |