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* (Dantas) DANTAS, C.A.B. (2008) [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=41384|Probabilidade: um curso introdutório]]. 3a Edição revista. Editora Edusp. | * (Dantas) DANTAS, C.A.B. (2008) [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=41384|Probabilidade: um curso introdutório]]. 3a Edição revista. Editora Edusp. | ||
* (M&R) MONTGOMERY, D.C. & RUNGER, G.C. Applied statistics and probability for engineers. Wiley. | * (M&R) MONTGOMERY, D.C. & RUNGER, G.C. Applied statistics and probability for engineers. Wiley. | ||
+ | * [[http://www.ime.usp.br/~marcos|MAGALHÃES, M.N.]] [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=409455|Probabilidades e variáveis aleatórias]]. Editora Edusp. (Capítulos 1 e 2). | ||
+ | * PETER DALGAARD. (2002) [[http://biostat.ku.dk/~pd/ISwR.html|Introductory Statistics with R]]. Springer. | ||
- Referências online | - Referências online | ||
* [[http://onlinestatbook.com/|Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study]] | * [[http://onlinestatbook.com/|Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study]] | ||
* [[http://www.stat.berkeley.edu/users/stark/SticiGui/|SticiGui]] de Philip Stark | * [[http://www.stat.berkeley.edu/users/stark/SticiGui/|SticiGui]] de Philip Stark | ||
* [[http://www.khanacademy.org/|Kahn Academy]] vídeos sobre diversos assuntos, incluindo sessões espeçificas de [[http://www.khanacademy.org/#statistics|estatística]] e [[http://www.khanacademy.org/#probability|probabilidades]]. | * [[http://www.khanacademy.org/|Kahn Academy]] vídeos sobre diversos assuntos, incluindo sessões espeçificas de [[http://www.khanacademy.org/#statistics|estatística]] e [[http://www.khanacademy.org/#probability|probabilidades]]. | ||
- | * [[http://www.ime.usp.br/~marcos|MAGALHÃES, M.N.]] [[http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=409455|Probabilidades e variáveis aleatórias]]. Editora Edusp. (Capítulos 1 e 2). | ||
* **Nota:** existem diversos textos de estatística compatíveis com o programa do curso. Consulte o professor sobre a adequação de qualquer outra referência bibliográfica. | * **Nota:** existem diversos textos de estatística compatíveis com o programa do curso. Consulte o professor sobre a adequação de qualquer outra referência bibliográfica. | ||
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+ | ===== Programas computacionais ===== | ||
+ | O curso não prevê conteúdo computacional. Entretanto todo o conteúdo abordado pode ser tratado computacionalmente | ||
+ | por planilhas eletrônicas (como por exemplo o OpenOffice) ou programas estatístico. O uso de programas computacionais pode auxiliar (e muito!) o entendimento do conteúdo do curso e não será parte da avaliação do curso. | ||
+ | - **Programa para estatística** | ||
+ | - [[http://www.r-project.org|The R project for Statistical Computing]]: página do programa **R** | ||
+ | - [[sofware:material-r|Curso sobre o uso do R]] no LEG | ||
+ | - [[http://www.math.ilstu.edu/dhkim/Rstuff/Rtutor.html|Uma página interessante]] com uma introdução ao R | ||
+ | - [[http://www.rstudio.org|R-Studio]] um ambiente para facilitar uso do R | ||
+ | - [[software:rbr|R-br]] é a lista de discussão em português sobre o uso do R | ||
+ | - [[http://www.r-bloggers.com|R-bloggers]]: coleção de //news// e //posts// sobre o R | ||
+ | - **Programas para matemática simbólica** | ||
+ | - [[http://www.wolframalpha.com/|Wolfram alpha]] | ||
+ | - [[http://maxima.sourceforge.net/|Maxima]] (e interface [[http://andrejv.github.com/wxmaxima/|wxmaxima]]) | ||
+ | * [[http://maxima.sourceforge.net/docs/manual/pt/maxima.html|Manual em portugues]] | ||
+ | * [[http://www.youtube.com/profile?user=matematicadigital&view=videos|Vídeos]] | ||
+ | - [[http://axiom.axiom-developer.org/|Axiom]] | ||
+ | - [[http://sympy.org/|Sympy]] | ||
+ | * [[http://code.google.com/p/rsympy/|Interface do R]] com o Sympy | ||
+ | * [[http://cran.r-project.org/web/packages/rSymPy/rSymPy.pdf|Manual do R-Sympy]] | ||
+ | - [[http://yacas.sourceforge.net|Yacas]] | ||
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+ | ===== Espaço Aberto ===== | ||
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+ | [[disciplinas:ppgea2012:aberto|Página aberta]] para edição, troca de informações e interação dos participantes do curso. | ||
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