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Tabela de conteúdos
CE-003 Turma O - Primeiro semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B,R & B: BARBETTA, P.A, REIS, M.M. & BORNIA, A.C. (2004) Estatística para cursos de engenharia e informática. Editora da Atlas.
- Online Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
B & M | M & L | B, R & B | Online | ||||||||
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Data | Local | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico | ||
28/02 | Informações sobre o curso. Introdução e organização à disciplina. Chances e probabilidades. Alguns problemas e paradoxos (o problema do aniversário, o teste de diagnóstico, o problema das sequências). Demonstração computacional. | Cap 1 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — | ||||
02/03 | PF-11 | Probabilidades: definições de probabilidades (clássica, frequentista, subjetiva) conceitos: espaço de probabilidades, espaço amostral, eventos. Espaços discretos e contínuos. | Cap 5, Sec 5.1 e 5.2 | Cap 5: 1 a 14 | Cap 2, Sec 2.1 | Cap 2: Sec 2.1: 1 a 5, Sec 2.3: 1 a 7 | Cap 4, Sec 4.1 e 4.2 | Cap 4: 1 a 7 | http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html (Itens A, B, C, D, E) | ||
14/03 | PF-15 | Probabilidades (cont): probabilidades marginais, conjuntas e condicionais. Probabilidade total e Teorema de Bayes. Probabilidade condicional e independência | Cap 5 | Cap 5: 15 a 25 | Cap 2 | Cap 2: Sec 2.2: 4 a 7, Sec 2.3: 8 a 15 | Cap 4 | Cap 4: 8 a 21 | http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html (Itens H, I, J, K) | ||
16/03 | PF-15 | Probabilidades: Exemplos adicionais. Variáveis Aleatórias - introdução, definição. Distribuição de Probabilidades. Função de (massa de) probabilidade. Distribuição Binomial. Distribuição Hipergeométrica | Cap 6, Sec 6.1, 6.2, 6.6.3, 6.6.4 | Cap 6: 1 a 6, 20, 22 | Cap 3, Sec 3.1 e 3.2 | Cap 3: Sec 3.1: 1 a 6, Sec 3.2: 1 a 7 | http://onlinestatbook.com/chapter5/probability.html (Itens H, I, J, K) |
Materiais complementares
28/02/2011
- Assista o vídeo a seguir, reflita, discuta com os colegas e/ou em sala.
- Peter Donelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
- note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
- procure anotar as principais mensagens da apresentação
- se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?
- Problemas para discussão:
- Desejamos saber a probabilidade de um casal ter duas filhas (meninas) em três situações distintas:
- apenas sabendo que eles tem duas crianças
- depois que o pai comenta que tem uma filha (sem dar mais detalhes, sem indicar se é a mais velha ou mais nova etc)
- você encontra os amigos e eles estão com uma das crianças com eles que é uma menina
- Quantas pessoas devem haver em um grupo para que a chance de haver ao menos uma coincidência de aniversários supere 50% ?
- Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A para R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B para R$ 1,00 para A.
- quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
- quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
- o jogo é honesto?
14/03/2011
- Além dos exercícios indicados nos livros veja neste link execícios (com resolução) que voce pode tentar
- Assista novamente o vídeo de Peter Donnelly e concentre-se no ecemplo do teste de diagnóstico. Estruture o problema e a solução utilizando notação adequada de probabilidades
16/03/2011
- Escreva uma rotina em alguma linguagem de programação para o problema do teste de diagnóstico. Considere as possíveis entradas e possíveis saidas. Use o programa para investigar o efeito da taxa básica (prevalência) nos resultados, bem como a acurácia dos testes, representando os resultados de alguma forma adequada (e.g. um gráfico). Use a página de Espaço Aberto para postar seu código.