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Tabela de conteúdos
CE-003 Turma O - Primeiro semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas,
bem como os exercícios sugeridos.
Veja ainda depos da tabela as Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B,R & B: BARBETTA, P.A, REIS, M.M. & BORNIA, A.C. (2004) Estatística para cursos de engenharia e informática. Editora da Atlas.
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Conteúdo das Aulas
B & M | M & L | B, R & B | Online | ||||||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico | |
28/02 | Informações sobre o curso. Introdução e organização à disciplina. Chances e probabilidades. Alguns problemas e paradoxos (o problema do aniversário, o teste de diagnóstico, o problema das sequências). Demonstração computacional. | Cap 1 | – | Cap 1 | — | Cap 1 | — | — | |
02/03 | Probabilidades: definições de probabilidades (clássica, frequentista, subjetiva) conceitos: espaço de probabilidades, espaço amostral, eventos. Espaços discretos e contínuos. -álgebra. Definição axiomática de probabilidades. Propriedades. Probabilidade de união, intercecção e condicional. Exemplos. | Cap 5, Sec 5.1 e 5.2 | Cap 5: 1 a 14 | Cap 2, Sec 2.1 | Cap 2: Sec 2.1: 1 a 5, Sec 2.3: 1 a 7 | Cap 4, Sec 4.1 e 4.2 | Cap 4: 1 a 7 | Online Statistics (Itens A, B, C, D, E) | |
14/03 | Probabilidades (cont): probabilidades marginais, conjuntas e condicionais. Probabilidade total e Teorema de Bayes. Probabilidade condicional e independência | Cap 5 | Cap 5: 15 a 25 | Cap 2 | Cap 2: Sec 2.2: 4 a 7, Sec 2.3: 8 a 15 | Cap 4 | Cap 4: 8 a 21 | Online Statistics (Itens H, I, J, K) | |
16/03 | Probabilidades: Exemplos adicionais. Variáveis Aleatórias - introdução, definição. Distribuição de Probabilidades. Função de (massa de) probabilidade. Distribuição Binomial. Distribuição Hipergeométrica | Cap 6, Sec 6.1, 6.2, 6.6.3, 6.6.4 | Cap 6: 1 a 6, 20, 22 | Cap 3, Sec 3.1 e 3.2 | Cap 3: Sec 3.1: 1 a 6, Sec 3.2: 1 a 7 | Online Statistics (Itens E, F e M) | |||
21/03 | Variáveis aleatórias discretas: definições, valor médio, variância, propriedades, quantis | Cap 6, Sec 6.1 a 6.5 e 6.8 | Cap 6: 7 a 19, 29 e 30 | Cap 3 | Cap 3, Sec 3.1 e 3.2 (ver tb B&M): 1 a 6, Sec 3.4: 1 a 10 | Curso online (Itens E, F e M) | |||
23/03 | Variáveis aleatórias discretas: distribuições uniforme, binomial, geométrica hipergeométrica, Poisson, binomial negativa (Pascal), multinomial | Cap 6 | Cap 6: 20 a 28 | Cap 3 | Cap 3, Sec 3.3: 1 a 6, Sec 3.4: 11 a 27 | ||||
28/03 | Probabilidades e Variáveis aleatórias discretas: revisão. Introdução a v.a. contínuas: definição, função de densidade de probabilidade | Cap 5, 6 e 7 (Sec 7.1) | Cap 7: 1 a 4 | Cap 6, Sec 6.1 | Cap 6, Sec 6.1: 1 a 3 | ||||
30/03 | Variáveis aleatórias contínuas: Introdução a v.a. contínuas: definição, função de distribuição de probabilidades, exemplos, função acumulada (de distribuição), esperança, variância. | Cap 7, Sec 7.1 a 7.3 | Cap 7: 1 a 12 | Cap 6: Sec 6.1 | Cap 6, Sec 6.1: 1 a 5 | ||||
04/04 | Variáveis aleatórias contínuas: algumas funções de densidade de probabilidade: uniforme, exponencial | Cap 7, Sec 7.4 | Cap 7: 13 e 21, 28, 29, 3140, 41 | Cap 6: Sec 6.2 | Cap 6, Sec 6.2: 1 a 6, SEc 6.3: 16 a 24 | ||||
06/04 | Distribuição normal, aplicações e aproximação à binomial e Poisson | Cap 7, 7.4 e 7.5 | Cap 7: 14 a 24 | Cap 6, Sec 6.2 | Sec 6.2: 7 a 9, Sec 6.3: 25 a 33 | Material online | |||
11/04 | Exercícios de revisão. Aproximação normal da binomial. Outras distribuições: Erlang e Gamma. Outras distribuições Weibull, , t de Student e F de Snedecor | Cap 7 | Cap 7, Sec | Cap 6 | Cap 6 (ver tb B&M) | Prob no R: Parte I, Parte II, Parte III | |||
13/04 | Usando o computador para cálculos de probabilidade: programas (wx)maxima e R | Arquivo de comandos do R | |||||||
18/04 | Funções da variáveis aleatórias. Variáveis bi(multidimensionais) | Cap 7, Sec 7.6, Cap 8 | Cap 7: 25 a 27, 39, Cap 8: 1, 2, 3, 6, 7, 18, 19, 20 | Cap 5 | Cap 5: Sec 5.1: 2 a 5 Sec 5.2: 2, 3, 5 e 6 | ||||
20/04 | Prova 1 | ||||||||
25/04 | Noções de processos estocáticos: exemplos e definição, tempos e estados (discretos e contínuos), modelo probabilístico. Processos de tempo e estados discretos: Cadeia de Markov. Cadeias Finitas, probabilidades de transição, estacionaridade. Matrizes de transição e matrizes estocásticas, transição em M passos, vetor inicial, probabilidades marginais e estados absorventes. | – | – | – | – | – | – | ver abaixo | |
27/04 | Prova 1 |
Complementos
28/02/2011
- Assista o vídeo a seguir, reflita, discuta com os colegas e/ou em sala.
- Peter Donelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
- note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
- procure anotar as principais mensagens da apresentação
- se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam?
- Problemas para discussão:
- Desejamos saber a probabilidade de um casal ter duas filhas (meninas) em três situações distintas:
- apenas sabendo que eles tem duas crianças
- depois que o pai comenta que tem uma filha (sem dar mais detalhes, sem indicar se é a mais velha ou mais nova etc)
- você encontra os amigos e eles estão com uma das crianças com eles que é uma menina
- Quantas pessoas devem haver em um grupo para que a chance de haver ao menos uma coincidência de aniversários supere 50% ?
- Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A para R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B para R$ 1,00 para A.
- quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
- quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?
- o jogo é honesto?
14/03/2011
- Além dos exercícios indicados nos livros veja neste link execícios (com resolução) que voce pode tentar
- Assista novamente o vídeo de Peter Donnelly e concentre-se no exemplo do teste de diagnóstico. Estruture o problema e a solução utilizando notação adequada de probabilidades
16/03/2011
- Veja um vídeo com ainda uma outra explicação para o problema do tese de diagnóstico.
- Escreva uma rotina em alguma linguagem de programação para o problema do teste de diagnóstico. Considere as possíveis entradas e possíveis saidas. Use o programa para investigar o efeito da taxa básica (prevalência) nos resultados, bem como a acurácia dos testes, representando os resultados de alguma forma adequada (e.g. um gráfico). Use a página de Espaço Aberto para postar seu código.
28/03/2011
- Considere o problema da distribuição de probabilidades da soma do resultado do lançamento de dois dados. Encontre uma função de probabilidade adequada ao problema e utilize esta função para calcular e
- Considere um tipo dado especial onde cada face tem uma probabilidade de cair proporcional ao seu valor. Considere lançar dois destes dados. Monte o espaço amostra e obtenha a probabilidade de cada ponto. Defina uma v.a. como a soma dos valores das faces e monte a distribuição de probabilidades.
- Considere avaliar a probabilidade de ter uma "mão" de cinco cartas com exatamente 2 ases em duas situações: a) sabendo que possui um ás de copas, (b) sabendo que possui algum ás na mão. Voce acha que as probabilides am a) e b) sao iguais ou diferentes, e se diferentes qual é maior? Obtenha as probabilidades e verifique sua intuição
04/04/2011
- Obtenha as expressões de , , , , e para a distribuição uniforme contínua.
- Obtenha as expressões de , , , , e para a distribuição exponencial.
12/04/2011 e 14/04/2011
Usar os programas (wx)maxima e R para resolver os exercícios a seguir
- Fazer gráficos das diversas distribuições de probabilidades vistas nas aulas, variando os valores dos parâmetros e verificando como fica o comportamento da função.
- Estudar a distribuição de Weibull, fazer gráficos para diferentes valores dos parâmetros.
- Seja uma variável aleatória com distribuição Weibul
- Obtenha a expressão e o gráfico da função de densidade e de distribuição (acumulada) .
- Calcule as probabilidades:
- Calcule os quantis
- q tal que
- q tal que
- e tal que , com 0,25 de probabilidade abaixo de e acima .
- Seja uma variável aleatória com distribuição Gamma
- Obtenha o gráfico da função de densidade e de distribuição (acumulada) .
- Verifique como obter as probabilidades:
- Verifique como obter os quantis
- q tal que
- q tal que
- e tal que , com probabilidades abaixo de e acima de 0,25.
- Verifique como obter os quartis da distribuição
- Verificar as expressões das distribuições , e (ver sessão 7.7 em Bussab e Morettin) e como obter probabilidades q quantis utilizando as tabelas.
- Seja uma variável aleatória com distribuição (-Student com graus de liberdade). Obtenha usando a tabela da distribuição:
- tal que
- tal que
- os quartis da distribuição
- Seja uma variável aleatória com distribuição ( com graus de liberdade). Obtenha usando a tabela da distribuição:
- tal que
- tal que
- os quartis da distribuição
Usando o programa R para calcular probabilidades - Uma introdução
Para iniciar o R na linha de comando do Linux basta digitar:
$ R
25/04/2011
Parte 1
- Considere a matriz de transição do exemplo 2 da aula. Escreva um programa para simular realizações desta cadeia (mostre resulçtados em um gráfico).
- Considere agora uma matriz de transição mais geral dada a seguir. Generalize seu programa do exemplo anterior e obtenha simulações para diferentes valores de
p
. Escreva ainda uma rotina que receba os dados de uma cadeia e retorne uma estimativa dep
. Use esta rotina para obter valores estimados dep
para suas diferentes simulações (com o mesmop
e variandop
)
- Idem anterior com \\
- Escreva agora uma rotina que calcule as probabilidades dos estados da cadeia em um passo (tempo) qualquer, a partir da matriz de transição e de um vetor de probabilidades iniciais. Experimente (por simulação) com diferentes valores de
P
e - Idem anterior para um determinado inicial.
- Resuma as conclusões que podem ser obtidas analisando os resultados das simulações anteriores
Parte 2
- Estude o comportamento da cadeia definida pelo exemplo 1 visto em aula.
- Modificar a matriz P dada colocando na ultima linha:
(0 0 0 0 0 1)
. Estudo o comportamento da cadeia.
Parte 3
- Monte a matriz de transição
P
e estude as características da cadeia para o exemplo genético onde os pais tem genótiposAA
,Aa
ouaa
. Analise e inspecione (tb por simulação) o comportamento para diferentes valores iniciais.