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CE-003 Turma O - Segundo semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas do curso,
bem como exercícios sugeridos destes livros.
Abaixo da tabela há ainda Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.
Conteúdos das Aulas
B & M | M & L | Online | |||||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico | |
PARTE I: ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS | |||||||
12/09 | Informações sobre o curso. Introdução a organização e análise descritiva de dados. Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Demonstração computacional e introdução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | – | Cap 1 | — | No material online ver: I . Introduction | |
14/09 | Introdução a organização e análise descritiva de dados (continuação). Variáveis qualitativas: tabelas de frequências, gráficos; variáveis quantitativas: tabelas, gráficos e medidas estatísticas. Box-plot e ramo e folhas. Dados em classes. Média, quartis, mediana. Interpretação de resultados. Demonstração computacional e introdução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | Cap 2: 2, 4-7, 9-11 | Cap 1 | Sec 1.4 | Ilustração de uma análise de dados | |
19/09 | Descrição de variáveis através de medidas estatísticas. Gráficos tabelas e medidas adequadas para cada tipo de variável. Medidas de posição, média, moda, mediana, quartis e quantis. Cálculo de medidas para dados brutos e agrupados. | Cap 2 e 3 | Cap 2: 13-14, Cap 3: 2, 4 e 6 | Cap 1 | Sec 1.4 | No material online ver: II. Graphing distributions | |
21/09 | Descrição de variáveis através de medidas estatísticas. Medidas de dispersão: amplitude, amplitude interquartílica, desvio padrão, desvio médio, coeficiente de variação, escores, escore padronizado. Distribuição acumulada empírica e definição genérica de quantis | Cap 3 | Cap 3: 1, 3, 14, 16, 19, 20 | Cap 4 | Sec 4.2: 1 a 3, Sec 4.3: 1 a 6 | No material online ver: III. Summarizing distributions | |
26/09 | Exercícios e exemplos de interpretação de resultados. Análise bivariada: variável qualitativa e quantitativa. | Cap 3, Cap 4, Sec 4.6 | Cap 3: 14, 16, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 29, 34, 35 Cap 4: 29 | Cap 1 e 4 | Sec 4.4 1 a 13 | ||
28/09 | Análise bidimensional: qual. vs qual., qual. vs quant. e quant. vs quant.. Transformação de variáveis (BoxCox). Coeficientes de correlação e associação (Pearson Spearman, Chi-quadrado, Contingência). Redução de dimensionalidade através de componentes principais. | Cap 3, 3.6 Cap 4 | Cap 4: 1 a 13 | Cap 5 | ec 5.3: 5 a 10 | No material online ver: IV: Describing bivariate data | |
FIM DA PARTE I | |||||||
PARTE II: PROBABILIDADES | |||||||
03/10 | Introdução a probabilidades: conceitos básicos, definições de probabilidade (classica, frequentista, subjetiva), espaço amostral, eventos equi e não-equiprováveis, espaços amostrais: finitos, infinitos, discretos e contínuos. Probabilidade de eventos contínuos e áreas sobre curvas. Aplicações de probabilidades | Cap 5: 5.1 e 5.2 | Cap 5: 1 a 14 | Cap 2: Sec 2.1 | Sec 2.1: 1 a 5 | ver abaixo sugestão de vídeo | |
05/10 | Probabilidades. Definições e conceitos básicos. Propriedades. Probabilidade da união intersecção, condicional. Eventos mutuamente exclusivos e eventos independentes. | Cap 5: 5.1, 5.2 e 5.3 | Cap 5: 1 a 22 | ver abaixo sugestão de vídeo | |||
10/10 | Probabilidades. discussão de exemplos e conceitos apresentados no vídeo de Peter Donnely. Avaliação por simulação, experimentos Monte Carlo. Teorema de Bayes | Cap 5: 5.4 e 5.4 | Cap 5: 23 a 25; 26 a 36 | ||||
12/10 | Exercícios sobre probabilidades. | Cap 5 | Cap 5: 37 a 45 | ||||
17/10 | revisão e exercícios. | Cap 5 | Cap 5: 46 a 48, 57, 64 | ||||
19/10 | 1a prova | ||||||
24/10 | – | ||||||
26/10 | – | ||||||
31/10 | variáveis aleatórias: conceitos e propriedades. V.A. Discretas e Contínuas. Variáveis aleatórias discretas: Função de probabilidade, função de probabilidade acumulada (distribuição), valor esperado (esperança) e variância. Variávies aleatórias contínuas: função de densidade de probabilidades, função de probabilidades (acumulada). | Cap 6, 6.1 a 6.5, Cap 7: 7.1 a 7.3 | Cap 6: 1 a 6, 7 a 12 | Cap 7: 1 a 6 | Cap 3: 3.1 | Sec 3.1: 1 a 6 | |
02/11 | feriado |
Atividades Complementares
12/09 a 29/09
- Dados de alunos de duas turmas da disciplina CE003
- arquivo de comandos em R (este arquivo está sendo atualizada a cada aula da parte de estatística descritivas
- Dados e comandos sobre características técnicas de automóveis (conjuntos
mtcars
)
- Atividade:
- reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados
- fazer/complementar a análise dos dados com o R ou qq outro programa de sua preferência. Voce pode usar a Ilustração de uma análise de dados como modelo.
- Interpretar e discutir os resultados.
03/10
- Hans Rosling no TED Talks mostra como os dados podem nos ajudar a compreender e destruir mitos sobre a realidade.
Identifique, anote e traga ao menos cinco pontos importantes na apresentação para discussão.- Informações e links para outros vídeos de Hans Roslings
- Pesquise sobre o paradoxo dos aniversários discutido em aula, verificando como são feitos os cálculos. Responda:
- com 50 pessoas, qual a probabilidade de haver alguma coincidência de aniversário?
- e com 100 pessoas?
- quantas pessoas seriam necessárias para que a probabilidade de coincidência fosse de ao menos 90%?
- e para 50% ?
- faça um gráfico da probabilidade em relação ao número de pessoas.
05/10
- Peter Donnelly no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e … abusadas
- note que você pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar
- procure anotar as principais mensagens de cada apresentação
- se você tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais ou surpreendentes em cada apresentação, quais seriam?