Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Essa é uma revisão anterior do documento!
Espaço Aberto - CE-003 Turma O
Esta página tem como objetivo promover discussões, trocas de informações, etc entre os participantes do curso.
A página é mantida pelos participantes (e não pelo professor!!!)
Use o mecanismo a seguir para abrir e separar tópicos de discussão
Note que ao editar a página será solicitado acima do botão SALVAR que digite letras em uma caixa ("captcha") acima do botão SALVAR
Discussão
Olha, eu fiz um programa de simulação… Ele simula três situações:
1) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e escolho uma entre as duas portas novamente. Neste caso a chance foi de 50%.
2) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e permaneço com a mesma porta. Neste caso a chance foi de 33,3%.
3) Após escolher uma porta aleatória, eu removo uma porta errada (que não seja a porta que eu escolhi) e troco de porta. Neste caso a chance foi de 66,6%.
Fiquei confuso. Será mesmo que, se eu trocar de porta então, minhas chances sempre aumentam? Ou será que está falando algum ponto importante no raciocínio?
Este problema é um clássico em probabilidades e ficou conhecido como Problema de Monty Hall, por ter surgido em função de uma discussão sobre um programa televisivo. O problema aparece no filme quebrando a banca (uma cena no meio de uma sala de aula), entre outros. Podem procurar por "Monty Hall Paradox". O caminho de investigar por simulação é uma boa opção (embora não a única). Iremos em breve discutir o problema em sala e aproveitaremos as pesquisas e investigações de voces. Preparem seus códigos e argumentos!!!
Da uma olhada nesse vídeo do mythbusters: http://www.youtube.com/watch?v=Ytv-_RB4xWI Eles fazer vários testes sobre esse problema de Monty Hall.
Pessoal, me deparei com uma charada de probabilidade muito interessante… Olha só:
VOcê está num jogo em que tem que escolher uma entre 3 portas (A, B e C). Numa destas portas tem um carro. Qual porta você escolhe? Vamos supor que você escolhe a porta A. Então o apresentador tira a porta B, dizendo que aquela porta B era errada e pergunta se você gostaria de trocar de porta.
Bom, neste site http://www.jimloy.com/puzz/monty.htm eles dizem que, se você trocar de porta, você tem 2/3 de chances de conseguir a porta certa. E, se não trocar, fica 1/3.
Eu acho que não, eu acho assim: Existem duas situações, a primeira parte em que você escolhe uma porta com 1/3 de chance e a segunda parte em que escolhe com 1/2. Independente da primeira resposta, você sempre chegará na segunda parte, de 50% de chances. Então eu acho que a probabilidade é de 50% por ter a escolha de mudar de porta, e não por de fato trocá-la.
O que vocês acham?
Desculpem… mas aquela apostila só abrange as 3 primeiras aulas…
Mas tem bastantes exercícios pra essa parte da matéria.
…Um abraço
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/apostila_estatistica.pdf
Uma Apostilinha interessante… Estou lendo agora, e está seguindo a mesma ordem da didática do professor.
Fiquem com Deus.
Um abraço,
Jônatas.
Pessoal, fiz um programa que calcula a probabilidade da colisão de aniversário… Eu acho que está certo, pois criei um outro programa de testes que gerava aleatoriamente um número entre 365 e atribuía ele à um número X de alunos.
Interessante é o resultado! Quando passa de 70 alunos já fica praticamente 100%.
O programa é em Java (é o que compila aqui onde eu estou estudando no momento).
public class TesteProbabilidade {
}
Bem vindos ao curso neste 1o semestre de 2012.
Neste semestre vamos introduzir algumas alterações na forma de avaliação.
Aproveitem este espaço para trocar informações e compartilhar sugestões e materiais.
Um bom semestre e um bom curso a todos.