Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Essa é uma revisão anterior do documento!
CE-003 Turma O - Segundo semestre de 2009
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
Leitura Recomendada | Exercícios Recomendados | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Data | Local | Conteúdo | M & L | B & M | M & L | B & M | |
24/08 | PF-04 | Informações sobre a disciplina, o conteúdo curso e materiais disponíveis e a serem utilizados. Introdução a fundamentos de probabilidade. Problemas desafio para discussão na próxima aula (ver Seção de Material Complementar abaixo). Definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva. (ver atividades complementares)) | — | — | — | — |
Atividades complementares
Aula 24/08
- O problema dos aniversários Considere o problema de calcular a probabilidade de haver coincidência de aniversários em um grupo de pessoas.
- qual a probabilidade em um grupo de 30 pessoas?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,5?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,8?
- quantas pessoas precisamos para que a probabilidade supere 0,99?
- quantas pessoas precisamos para ter certeza de que haverá concidências?
- quantas pessoas precisamos para ter quase certeza de que haverá concidências?
- faça um gráfico relacionando a probabilidade com o número de pessoas. OBS: considere duas formas de obter as respostas: (i) por dedução analítica, (ii) por um experimento/simulação/algorítmo computacional - O problema dos ases Considere uma mão de 5 cartas extraídas ao acaso de uma baralho com 52 cartas. Compare probabilidades/chances de obter ao menos dois ases nas situações a seguir. Voce acha que as chances são iguais ou diferentes? Se diferentes, em qual situação há maiores chances? * sabendo que uma das cartas é um ás de copas * sabendo que uma das cartas é um ás qualquer - O problema dos envelopes - I - O problema dos envelopes - II