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CE-009 Turmas AMB e CE-003 Turma MD - 1o semestre de 2018
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas,
bem como os exercícios sugeridos.
Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. (2010) Estatística Básica. 6a Edição, Editora Saraiva
Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.
Conteúdos das Aulas
B & M | Outros | |||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios Livro | Tópicos |
27/02 Ter | Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. Fontes de dados: amostral, experimental e observacional. | Cap 1 | Ver abaixo | |
01/03 Qui | Discussão sobre a origem e formato dos dados relatados em reportagens, artigos etc. Introdução à estatística descritiva. Análises uni, bi e multivariadas. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Tipos de gráficos adequados a cada uma. O perigo do "confundimento". O gráfico box-plot | Cap 2 | Ver abaixo | |
06/03 | Estatística descritiva: geração e interpretação de dados, gráficos, tabelas e medidas. Exemplo de manipulação de dados com o computador. Transformação de dados. Histogramas e histogramas suavizados. | Cap 2 | ver abaixo | |
08/03 Qui | Medidas descritivas: medidas de posição: média, mediana, moda, quantis, média aparada; medidas de dispersão: amplitude, amplitude interquartílica, desvio padrão (e variância), desvio média; medidas de assimetria. Padronização: z-scores. Construção do box-plot | Cap 3 | Cap 3: 2. 3. 6, 7, 11 | ver abaixo |
13/03 Ter | Apresentação de recursos na página do curso, coeficiente de variação, transformação de variáveis. Relação entre duas variáveis quantitativas: diagrama de dispersão e coeficiente de correlação linear de Pearson | Cap 3 e Cap 4: Sec 4.5 | Cap 3: 21, 22, 23, 24, 33, 34 Cap 4: 10, 11 | ver abaixo |
15/03 Qui | Transformação de dados e transformação Box-Cox, coeficiente de correlação de Spearman, Análises da relação entre variáveis qualitativas e quantitativas, discussão de exercícios | Cap 3 e Cap 4 | Cap 4: 10 a 15 | Ver abaixo |
20/03 Ter | 1a avaliação intermédiária/diagnóstica. Medidas de associação entre variáveis qualitativas. chi-quadrado e medidas. Discussão final de análise descritiva | Cap 4 | Cap 4: 7, 8, 9, 19 a 22 | Ver abaixo |
22/03 Qui | Sem aula expositiva. Dúvidas com monitores ou professor. Preparação para próxima parte da disciplina - probabilidades | |||
27/03 Ter | Introdução a probabilidades (prof. Eduardo) | Cap 5: 5.1 e 5.2 | Cap 5: 1 a 7 | |
29/03 Qui | Introdução a probabilidades (prof. Eduardo) - continuação | Cap 5: 5.1 e 5.2 | Cap 5: 8 a 14 | 29/03 |
03/04 Ter | Não houve aula - problema de acesso à sala | |||
05/04 Qui | 1a prova | |||
10/04 Ter | Probabilidade condicional, independência | Cap 5: 5.3 | Cap 5: 15 a 22 | |
02/04 Qui | Discussões sobre probabilidades. Teorema de Bayes e aplicações. Probabilidades subjetivas | Cap 5: 5.4 e 5.4 | Cap 5: 23 a 25 | Ver abaixo |
27/02
- Leia a reportagem neste link e procure relacionar com o discutido na aula, procurando identificar os tópicos de discussão e conceitos.
- Qual foi o mecanismo para aquisição de dados?
- Os dados são populacionais ou "amostrais"?
- Voce pode apontar o uso de probabilidades, estatística descritiva e/ou inferência estatístca no texto?
- Procure apontar as partes do texto onde algum tipo de análise/método estatístico foi utilizado.
- Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "colunas" (variáveis/atributos) nesta tabela?
- Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?)
01/03
- Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável
- Exercícios sugeridos: Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva
06/07
- Assistir (reassistir) refletir, conversar com colegas e formular questões sobre o vídeo de Hans Roslings no TED Talks
08/03
- Exercícios sugeridos: Exercícios 6, 7, 11, 12 e 18 da lista de estatística descritiva
13/03
- Assitir, refletir e discutir: Why statistics are fascinating: the numbers are us (Alan Smith)
15/03
- Investigar o que são e como são construídos os diagramas "ramo-e-folhas"
- Exercícios da lista de estatística descritiva (todos exercícios podem ser estudados)
29/03
- Slides das aulas do Prof. Eduardo
12/04
- Exercícios sugeridos:
- Livro B & M, Cap 5, Sec 5.6: 26 a 41
- Exercícios da lista de probabilidades: 1 a 7, 14, 15, 18 a 22