Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?

Essa é uma revisão anterior do documento!


CE-083: Estatística Computacional I

CE-083: Estatística Computacional I

"The purpose of computing is insight, not numbers." (Richard Hamming)

Detalhes da oferta da disciplina


Scripts, notas e documentos

Usar o R via editor Geany

No arquivo /home/usuario/.config/geany/geany.conf editar a linha para que fique send_selection_unsafe=true. Abrir o Geany e ir em Edit > Preferences > Keybidings e no campo Format atribuir um atalho de teclado para Send Selection to Terminal (sugestão use ctrl+Enter como no RStudio). De forma equivalente, caso queira, pode-se editar o aquivo /home/usuario/.config/geany/keybindings.conf colocando/modificando a linha para edit_sendtovte=<Primary>Return. Ao abrir um arquivo R com o Geany e pressionar o atalho, a linha de instrução será enviada para uma sessão do terminal do Linux aberta dentro do Geany. Vá nesse terminal e abra o R escrevendo R seguido de enter. Agora volte a trabalhar no arquivo R usando o atalho para enviar instruções para a sessão R aberta no terminal dentro do Geany.


Histórico das Aulas do Curso

  1. 05/08:
    • Boas vindas;
    • Detalhes do Curso;
    • Download e instalação dos aplicativos;
    • Primeira sessão R;
  2. 07/08:
    • Vetores: criação, seleção e atributos;
    • Regras lógicas;
    • Sequencias regulares e números aleatórias;
    • Ordenação de valores.
  3. 19/08:
    • Matrizes: criação, seleção e atributos;
    • Tabelas: criação, seleção e atributos;
    • Instalar pacotes oficiais.
  4. 21/08:
    • Tipos de conteúdo em vetores;
    • Conversão entre os tipos de conteúdo;
    • Vetores do tipo fator: criação, alteração dos rótulos e suas ordens;
  5. 26/08:
    • Tabelas a partir em sequências regulares;
    • Classificar valores em intervalos;
    • Matrizes e arranjos: criação, seleção e atributos;
    • Listas: criação, seleção e atributos.
  6. 28/08:
    • Conversão entre formatos de objetos (vetor, arranjo, tabela e lista);
    • Funções da família *apply e agregados para tarefas por estrato e/ou margem.
  7. 02/09:
    • Criando funções.
  8. 04/09:
    • Sabatina 2 - exercícios resolvidos.
  9. 09/09:
    • Importação de dados de arquivos texto (com separador de campo e com comprimento fixo de campo).
  10. 11/09:
    • Encoding para ler arquivos de dados;
    • Tratamento de registros incompletos/ausentes/perdidos.
  11. 16/09:
    • Família *apply;
    • Família plyr;
    • Exportar resultados em formato texto.
  12. 18/09:
    • Sabatina 3 - exercícios resolvidos.
  13. 23/09:
    • Medidas descritivas para uma amostra.
    • Medidas por estratificação da amostra.
  14. 25/09:
    • Análise gráfica exploratória.
  15. 30/09:
    • Edição e composição de gráficos.
  16. 02/10:
    • Exportação de gráficos.
  17. 14/10:
    • Introdução à biblioteca gráfica lattice;
    • Noções de Expressão Regular.


Avaliações

  • Trabalho 1:
    Acadêmicos Carros
    Gol vs Onix
    Gol vs HB20
    HB20 vs Onix
    Ka vs Celta
    Punto vs Polo
    Fluence vs Jetta
    S-10 vs Ranger
    Crossfox vs Idea
    Voyage vs Siena
    Uno vs Clio
    Sandero vs Gol
    Saveiro vs Strada
    Duster vs Ecosport
    Focus vs Fluence
    Fluence vs Cruze
    J3 vs Agile
    Punto vs City
    Logan vs Voyage
    Bravo vs Focus

search?q=pessoais%3Awalmes%3Ace083-2014-02%3Adiscussion&amp;btnI=lucky

~~DISCUSSION~~


QR Code
QR Code disciplinas:ce083-2014-02 (generated for current page)