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Tabela de conteúdos
Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, 2008
O material de apoio do curso possui vários exercícios ao final de cada seção. Os exercicios a seguir são complementos aos do material.
Aula 25/02
- Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a.
- Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a.
Aula 27/02
- Mostrar o comando para obter uma sequência dos múltiplos de 10 até 200.
- Criar um vetor
a1
com os elementos(23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36)
- Extrair os elementos de
a1
que sejam maiores que 30. - Extrair os elementos de
a1
que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetora2
- Extrair os elementos de
a1
que sejam maiores que 30 e menores que 40. - Obter as posições dos elementos de
a1
que sejam menores que 30 - Obter a posição do maior elemento da
a1
- Obter a posição do menor elemento da
a1
- Criar um vetor
a3
com os elementos dea1
para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador% %
fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
- Extrair os elementos de
a1
que sejam múltiplos de 4 - Substituir em
a1
os elementos iguais a 37 pelo valor 36 - Substituir em
a1
os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdidoNA
- Obter as posições de
a1
onde estão os valores perdidos - Crie um vetor chamado
sexo
com os comandos a seguir:sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2) sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F"))
- Obter as posições em
sexo
que possuem o valor“M“
- Obter os valores de
a1
para os quais o valor correspondente emsexo
é“M“
- Obter os valores de
a1
para os quais o valor correspondente emsexo
é“F“
- Descrever o resultado de cada um dos comandos a seguir:
sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
- Criar um objeto
a1.ord
com os elementos dea1
em ordem crescente - Ordenar os objetos de
a1
de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a“M“
e depois os correspondentes a“F“
- Criar um objeto chamado
notas
que possua os elementos dea1
com valores correspondentes desexo
sendo“M“
ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a“F“
também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas. - Criar um vetor com os seguinte elementos:
(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)
- Adicionar o valor
55
entre os valores50
e60
do vetor criado acima
Aula 25/02
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
com .
Da definição decorrem as seguintes propriedades:
- Se é um número inteiro, então
- Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
- usando a função
choose()
- usando a função
factorial()
- usando a função
gamma()
- digite na linha de comando do R:
factorial
desta forma será mostrado o código da função. Note que a funçãofactorial()
na verdade utiliza a funçãogamma()
e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos. - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição , três graus de liberdade, de duas formas diferentes:
- utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
- utilizando a função
dchisq()
- Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição
t
com 9 graus de liberdade. - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando
plot()
com o uso do argumentotype
com cada uma das opções:type = “p“
,type = “l“
,type = “b“
,type = “c“
,type = “o“
,type = “h“
,type = “s“
,type = “S“
,type = “n“
. Verifique os resultados produzidos e:- descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
- discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado
Aula 30/04
- Ilustre via simulação o seguinte resultados,
- Se então .
- Se então .
- Se então .
- Se e então . Compare os valores teóricos e com os valores obtidos na simulação.
- Considere uma distribuição N(0,1) e amostras de tamanho n = 20 desta distribuição. Sejam dois estimadores: T1, a média amostral e T2 a mediana amostral. Avalie e compare através de simulações a eficiência dos dois estimadores. É possível identificar o mais eficiente? Qual a eficiência relativa? Repita o procedimento com diferentes tamanhos de amostra e verifique o efeito do tamanho da amostra na eficiência relativa.
- Ilustrar o resultado que diz que o quociente de duas variáveis independentes com distribuição qui-quadrado tem distribuição F.
Aula 07/05
Este exercício tem como objetivo treinar o uso do na confecção de um relatório de análise estatística.
Considere o conjunto de dados ''milsa'' do livro de Bussab e Moretin. Confeccione um texto com um relatório de análise destes dados que contenha:
- estatísticas descritivas de cada uma das variáveis. Colocar as medidas resumo ao longo do texto tal como em:
... na amostra de 200 pessoas observou-se que 134 (67%) eram do sexo masculino e 66 (33%) do sexo feminino ...
- pelo menos duas figuras sendo que uma deve conter apenas um gráfico e outra deve conter dois gráficos lado a lado,
- uma tabela de frequências para uma variável quantitativa
- pelo uma tabela de associação entre duas variáveis qualitativas, bem como a medida de associada a essa tabela.
- pelo menos três formulas referentes ao que está sendo calculado para o relatório.
As análises devem ser feitas no programa R. Guarde o arquivo com código/comandos utilizado para gerar os resultados incluídos no relatório.