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CE-227 - Primeiro semestre de 2018

CE-227 - Primeiro semestre de 2018

No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos.

Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.

Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.

Conteúdos das Aulas

Data Conteúdo Leitura Exercícios Tópico
19/02 Seg Informações sobre o curso. Motivação inicial pela discussão de 3 situações Cap 1 da "apostila" do curso Ver abaixo e sugerido em aula
21/02 Qua Discussão dos problemas propostos na aula anterior. Teorema de Bayes para o casos discretos e contínuos. Exemplo verossimilhança binomial e priori Beta. Obtenção de priori a partir da "opinião" sobre a proporção. Cap 2 da "apostila" do curso, até o exemplo 2.2 Ver abaixo e sugerido em aula
26/02 Seg Revisão de conceitos e exemplos discutidos até aqui. Discussão sobre as versões discreta e continua do Teorema de Bayes. Relações entre problemas e notação unificada. Especificação de priori Beta a partir da informação subjetiva Cap 2 da "apostila" do curso Ver abaixo e sugerido em aula
28/02 Qua 1a avaliação periódica. Discussão da avaliação. Características da abordagem bayesiana: atualização sequencial, suficiência, princípio da verossimilhança Cap. 2 (todo) 1a avaliação periódica
05/03 Seg Elicitação de priori para o exemplo de verossimilhança binomial com priori beta - apresentação de implementação. Distribuição marginal e relações com modelos de efeitos aleatórios. Especificação de prioris: conjugadas, impróprias e representações de ignorância Cap. 3 até 3.4
07/03 Qua Discussão sobre o Capitulo 3 do material Cap. 3 Ver abaixo e sugerido em aula
12/03 Seg Implementação de problemas de aula e materiais (Alcides, Bruna e Hektor). Apresentação inicial de exercício de inferência sobre a variância. Exercício para estudo e discussão
14/03 Qua Inferência para posterioris de forma desconhecida: aproximação normal, discretização e amostragem por MCMC. ver abaixo

19/02

  1. Problema 1: catapora ou varíola? Formalizar e responder pergunta de interesse
    1. 90% dos que tem varíola apresentam os sintomas reportados
    2. 80% dos que tem catapora apresentam os sintomas reportados
    3. prevalência de varíola na população: 1/1000
    4. prevalência de catapora na população: 1/1000
  2. Problema 2:
    1. Assistir a parte inicial do //sketch// four candles/fork handles e notar o problema do reconhecimento de voz
    2. Relacionar elementos com o problema anterior
    3. Formalizar notações, atribuir probabilidades e calcular quantidades de interesse
  3. Problema 3: (está na apostila mas tentar resolver de alguma forma antes de ler o material)
    1. Uma caixa possui 6 bolas. Retiram-se 3 que são todas pretas. Qual a probabilidade de não haver mais bolas pretas na caixa?
  4. Ler e resolver exercícios do Capítulo 1 da apostila

21/02

  1. Revisitar Problema 2: acima
  2. Considerar o exemplo de aula com dados n=200, y=75 e as prioris escolhidas. Obter gráficos das prioris e posterioris. Verificar o efeito do tamanho de amostra aumentando n e y na mesma proporção e repetindo os gráficos.
  3. Escrever algum código para obtenção a priori a partir da opinião sobre a proporção cf discutido em aula. Verificar seu código com a sua opinião e as ilustradas em aula (ver tabela a seguir)
Estimativa Intervalo Probabilidade
0,63 (0,40 ; 0,75) 90%
0,42 (0,32 ; 0,52) 80%
0,20 (0,05 ; 0,35) 80%
0,50 (0 ; 1) 100%
0,30 (0,20 ; 0,40) 50%

26/02

  1. Completar problemas propostas nas aulas anteriores após as discussões em aula
  2. Escrever um código para o Exemplo da Poisson (2.3 do material), que permita desenhas as funções e avaliar efeitos de prioris e dados
  3. Ler e resolver exercícios do Capítulo 2 da apostila

07/03

  1. Exercícios do Cap 3
  2. Escrever um código que receba: modelo, dados, priori conjugada e retorne posteriori (parâmetros e gráficos)

14/03

  1. Montar um algoritmo para aproximação por discretização do exemplo
  2. Tome algum outro modelo de um parâmetro e desenvolva os resultados análogos aos vistos em aula.

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