Essa é uma revisão anterior do documento!
R-Dengue
Participantes
Introdução
A degradação do meio-ambiente e os problemas sócioculturais afetam o cenário epidemiológico brasileiro, levando-o a ser destaque na mídia nacional e internacional, decorrente de epidemias de dengue, leptospirose, a recorrência da tuberculose, entre outras.
Diante disso, constatou-se a importância de criar métodos capazes de detectar precocemente situações que caracterizam surtos epidêmicos, modelar e identificar fatores de risco e proteção nas situações endêmicas e epidêmicas, nesta perspectiva foi elaborado o “Projeto SAUDAVEL”1).
O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente capaz de efetuar análises exploratórias básicas de forma automática e semi-automática, para os dados decorrentes do experimento de coleta de ovos do mosquito Aedes aegypti que está sendo desenvolvido pelo SAUDAVEL na cidade de Recife/PE. Afim de contemplar vários aspectos exploratórios sobre os dados abordou-se três resoluções de análise: cidade, bairro e armadilhas. Com o conjunto de rotinas propostas é possível desenvolver análises espaciais e temporais, capazes de determinar limites de controle, verificar relações espaciais, identificar sazonalidades e tendências, estimar a ocorrência do fenômeno em áreas não observadas, definir áreas prioritárias para intervenção e também projetar possíveis cenários futuros, com o intuito final de evitar surtos de dengue.