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Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional, 2008
Semana 1
Aula 25/02
- Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a.
- Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a.
Aula 27/02
- Mostrar o comando para obter uma sequência dos múltiplos de 10 até 200.
- Criar um vetor
a1
com os elementos(23, 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36)
- Extrair os elementos de
a1
que sejam maiores que 30. - Extrair os elementos de
a1
que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetora2
- Extrair os elementos de
a1
que sejam maiores que 30 e menores que 40. - Obter as posições dos elementos de
a1
que sejam menores que 30 - Obter a posição do maior elemento da
a1
- Obter a posição do menor elemento da
a1
- Criar um vetor
a3
com os elementos dea1
para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador% %
fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).> 14 %% 3 [1] 2 > 18 %% 3 [1] 0 > 22 %% 3 [1] 1
- Extrair os elementos de
a1
que sejam múltiplos de 4 - Substituir em
a1
os elementos iguais a 37 pelo valor 36 - Substituir em
a1
os elementos maiores que 40 pelo código de valor perdidoNA
- Obter as posições de
a1
onde estão os valores perdidos - Crie um vetor chamado
sexo
com os comandos a seguir:sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2) sexo <- factor(sexo, lev=1:2, lab=c("M","F"))
- Obter as posições em
sexo
que possuem o valor“M“
- Obter os valores de
a1
para os quais o valor correspondente emsexo
é“M“
- Obter os valores de
a1
para os quais o valor correspondente emsexo
é“F“
- Descrever o resultado de cada um dos comandos a seguir:
sort(a1) order(a1) a1[order(a1)] sort(a1, dec = TRUE)
- Criar um objeto
a1.ord
com os elementos dea1
em ordem crescente - Ordenar os objetos de
a1
de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a“M“
e depois os correspondentes a“F“
- Criar um objeto chamado
notas
que possua os elementos dea1
com valores correspondentes desexo
sendo“M“
ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a“F“
também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas. - Criar um vetor com os seguinte elementos:
(1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)
- Adicionar o valor
55
entre os valores50
e60
do vetor criado acima
Semana 1
Aula 25/02
A função Gamma é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística, sendo dada por:
com .
Da definição decorrem as seguintes propriedades:
- Se é um número inteiro, então
- Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
- usando a função
choose()
- usando a função
factorial()
- usando a função
gamma()
- digite na linha de comando do R:
factorial
desta forma será mostrado o código da função. Note que a funçãofactorial()
na verdade utiliza a funçãogamma()
e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos. - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição , três graus de liberdade, de duas formas diferentes:
- utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
- utilizando a função
dchisq()
- Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição
t
com 9 graus de liberdade. - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando
plot()
com o uso do argumentotype
com cada uma das opções:type = “p“
,type = “l“
,type = “b“
,type = “c“
,type = “o“
,type = “h“
,type = “s“
,type = “S“
,type = “n“
. Verifique os resultados produzidos e:- descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
- discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado
Aula 30/04
Ilustre via simulação o seguinte resultado: Se então Z^2 ~ qui-quadrado com 2 g.l.