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PROJETO TIDE UNIOESTE - 2008

PROJETO TIDE UNIOESTE - 2008

TIME

  • Edson Antonio Alves da Silva (UNIOESTE)
  • Paulo Justiniano Ribeiro Jr. (UFPR)
  • Eduardo Godoy de Souza (UNIOESTE)
  • Ana Beatriz Tozzo Martina (UEM)

ÁREA DE ESTUDO

Área de plantio

Locação das amostras

  1. Localização: 24 58' 44,4"S e 53 31' 26.4" (Município de Cascavel-PR)
  2. Área: 13,2 ha
  3. Solo: Latossolo Roxo distrófico.
  4. Elevação: 650 m
  5. Cultura: Milho safrinha
  6. Ciclo fisiológico: 120 dias (aproximado)
  7. Semeadura:
    • Data: 25 a 30 de janeiro de 2004.
    • Sistema: Plantio direto com espaçamento entre plantas de 0,20 m e entre linhas de 0,70 m.
  8. Colheita:
    • Data: 30 de junho a 02 de julho de 2004.
    • Densidade de monitoramento: Dados registrados em intervalos de leitura de 3 s durante o deslocamento da colhedora a uma velocidade média de 5 km haGraph.
    • Total de pontos coletados: 13.472.
  9. Resultados:
    • Produtividade média: 5.328,0 kg haGraph
    • Desvio padrão: 1.169,0 kg haGraph
    • Coeficiente de variação: 21,9 %
  10. Arquivo de dados

TEMA/PROBLEMA

  • Um mapa temático é recurso importante para aplicação de conceitos de agricultura de precisção (AP) no gerenciamento das atividades agrícolas.
  • Na elaboração de um mapa, a partir de metodologia geoestatística, o tamanho e sistema de amostras têm função conclusiva no resultado final.
  • Métodos de predição como inverso do quadrado da distância, krigagem e outros, produzem resultados equivalentes que precisam ser extensivamente e continuamente comparados.
  • Os modelos de dependência espacial baseados em variogramas e correlogramas e os baseados nos dados (máxima verossimilhança e bayesiano) produzem resultados equivalentes que precisam ser extensivamente e continuamente comparados.
  • Modelos multivariados são propostas válidas e viáveis na caracterização do comportamento espacial de variáveis agrícolas.

OBJETIVOS

  • Classificar os dados por classes segundo os quantis 20, 40, 60, 80%
  • Comparar o efeito do tamanho de amostras na porcentagem de pontos preditos em cada intervalo de classe.
  • Comparar o efeito dos métodos MV, Bayes e Variográfico na porcentagem de pontos preditos em cada intervalo de classe.
  • Comparar o efeito de modelo univariado e bivariado na porcentagem de pontos preditos em cada intervalo de classe.
  • Comparar o efeito da krigagem e da simulação bayesiana com métodos não-geoestatísticos de predição na porcentagem de pontos estimados em cada intervalo de classe.

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