Teoria dos Jogos (Probabilidade e Jogos)
A teoria recebe esse nome por ter aplicações matemáticas semelhantes às de jogos de estratégia. Tem muitas aplicações em problemas sociais e econômicos, o problema é que métodos com base nas ciências físicas não conseguem estabelecer questões sociais, as estrelas, moléculas e átomos podem se aglomerar, colidir, se fundir, explodir, mas não podem se hostilizar, nem mesmo colaborar uns com os outros, pois não têm personalidade.
Os cálculos vão ficando mais complexos conforme é elevado o número de jogadores, para apenas um jogador, alguns livros podem não considerar como jogo, mas visto que temos elementos de interação da natureza podemos dizer que seja.
O jogador tem algumas opções de acordo com o tipo de jogo, podemos dizer que em muitos casos cada um dos jogadores podem querer ganhar, empatar ou perder, em conta de sua estratégia se dará o resultado. Um exemplo muito simples é que quando uma pessoa entra em um elevador, ela tem varias opções a seguir e sua decisão afetará no resultado, este é um jogo de uma só pessoa, que não representa dificuldade, o resultado de apertar um botão será que o elevador irá parar no andar determinado, mas a decisão poderia ser mais complexa do que apertar um botão, o chefe do departamento de compras poderia estar escolhendo entre vários fornecedores para a compra de uma peça, o resultado dessa escolha será refletido no produto final, conseqüentemente em sua lucratividade, mesmo tendo mais pessoas envolvidas, essa situação pode ser estudada como sendo um jogo de uma pessoa só, pois os outros elementos não interferem a estratégia do de compras.
Do ponto de vista da teoria um jogo de xadrez não difere de um jogo de damas, pois o que é estudado é que cada um dos competidores quer ganhar, empatar ou perder, e chegarão a um resultado de acordo com a estratégia usada, no caso do jogo de xadrez essa estratégia é renovada a cada lance. A teoria dos jogos passou a ser bastante difundida com a publicação de “Theory of Games and Economic Behavior” , em 1944, por John Neumann e Oskar Morgenstern, esta publicação assume grande importância por marcar novas estratégias na economia, depois disso Neumann demonstrou o teorema minimax básico, que estuda a probabilidade de certos eventos ocorrerem.
A teoria dos jogos passou a ser bastante difundida com a publicação de “Theory of Games and Economic Behavior” , em 1944, por John Neumann e Oskar Morgenstern, esta publicação assume grande importância por marcar novas estratégias na economia, depois disso Neumann demonstrou o teorema minimax básico, que estuda a probabilidade de certos eventos ocorrerem.
A probabilidade está muito ligada a este assunto, pois nas atitudes que as pessoas podem ter nas situações, que são chamadas de jogos por este estudo, estão envolvidas um conjunto de possibilidades e uma chance que cada uma delas têm de acontecer, isto se pode dizer que é um trabalho da probabilidade.
Vários outros estudiosos tiveram participação na evolução da teoria dos jogos, entre eles está John Nash, que em seus estudos prova que em uma competição pode haver um ponto de equilíbrio, o que a principio parecia contradizer Neumann, mas na verdade, como o próprio Nash reconheceu, o estudo complementava a teoria dos jogos. John Nash teve uma biografia muito interessante, escrita por Sylvia Nasar, que mais tarde se tornou o filme “Uma mente brilhante”, adaptado por Ron howard.
- Bibliografia:
- Teoria dos Jogos – Uma introdução não-técnica - Morton D. Davis - Editora Cultrix
- Links